FCB deixa cair Draft. Nova identidade da rede foi criada em Portugal

Publicado a

Sete anos depois da fusão entre a Draft e a FCB, a rede criativa deixa cair a Draft do nome. Agora é apenas FCB (Foote, Cone & Belding) e com uma nova identidade feita no escritório de Lisboa.

"Duas marcas distintas, a Draft e a FCB, juntaram-se numa só agência há sete anos. Estas entidades fundiram-se e têm agora uma oferta única. Chegou o momento de simplificar o nome da nossa marca e de refletir a nossa identidade e a nossa direção", diz Carter Murray, CEO Global da rede de agências, em nota enviada às redações.

Leia também: Luís manda em 55 países a partir de Portugal

Com criatividade criada pelo Departamento de Design da agora FCB Lisboa, sob a coordenação de Luís Silva Dias, atual Chief Creative Officer da Draft International, a nova identidade vai ser visível nos 150 escritórios presentes nos 90 países em que a FCB tem operação.

O logótipo inspira-se nas cores das bandeiras nacionais dos países onde a rede está presente "incorporando os seus atributos locais ao mesmo tempo que corporizam a força da network global".

A fonte usada no logótipo é a uma fonte de código de barras chamada Code Pro. "Que nos lembra que - enquanto agência - somos responsáveis por construir marcas e vender produtos", explica a agência.

A ligação e agência local é visível no nome com que as agências vão operar no mercado local, assumindo no nome a cidade em que estão sedeadas. Ou seja, "por norma, cada escritório acrescentará ao seu nome a cidade onde opera, por exemplo: FCB Lisboa, FCB Shangai, FCB Paris ou FCB Chicago, usando uma linha diagonal que atravessa o B e a primeira letra do nome local".

Mas não só. Em alguns mercados, "será acrescentado o nome de outras agências entretanto adquiridas, como é o caso de Londres, onde o nome da agência será FCB Inferno". No caso de agências especializadas é área de atuação que passa a estar vísivel no nome, por exemplo, FCB Health.

"Em casos raros, o nome de um líder criativo altamente respeitado a nível nacional poderá ser usado para alavancar a reputação e o serviço de um escritório", explica a rede. É o caso de Nova Iorque onde a agência assume a designação de FCB Garfinkel.

A mudança de identidade agora concretizada surge menos de um ano depois de Carter Murray assumir como CEO da rede de agências do grupo Interpublic, dando realidade a notícias já avançadas em janeiro.

Murray operou em dezembro uma profunda reorganização da network pondo fim às estruturas regionais e criando duas divisões globais. As unidades de saúde e 11 dos principais mercados reportam diretamente a Carter Murray, enquanto a Draft FCB International reportava a Sebastien Desclée, que ficou com a

responsabilidade sobre as agências mais pequenas em 16 mercados, bem como das mais de 30 agências

afiliadas.

A DraftFCB International tem o português Luís Silva Dias como Chief Creative Officer, cargo que assumiu em fevereiro.

Nesta nova reorganização Howard Draft mantém-se como Chairman Executivo e conselheiro-chave de Carter Murray.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt