Giancarlo Bonsel é o rosto por detrás da Fixeads, empresa que gere em Portugal a conhecida plataforma de vendas online OLX, a par com as não menos famosas StandVirtual (comércio de automóveis online) e ImoVirtual (comercialização de imóveis). O country manager chegou a Portugal há pouco mais de três anos para revolucionar as marcas da casa, mas também o mercado de vendas online e, tendo em conta os números, está a conseguir cumprir o objetivo.
A Fixeads lidera o ranking Pontuação, entre as 1500 PME analisadas pela Iberinform, uma vez que vence na combinação de três critérios: empresa que mais lucrou, que mais gerou emprego e com maior autonomia financeira.
Contactado pela Dinheiro Vivo, Giancarlo Bonsel não esconde o orgulho pela distinção. “Estamos muito orgulhosos por receber este prémio que consideramos o reconhecimento da qualidade dos serviços inovadores que diariamente oferecemos a milhões de clientes do OLX, StandVirtual e Imovirtual”, afirmou. Além disso, acrescenta o country manager, “também ficamos muito felizes por ser reconhecidos como uma empresa que cria valor para a sociedade e economia portuguesas”.
10 anos sempre a crescer
Ainda antes da entrada da marca OLX em Portugal, a Fixeads já se apresentava como uma empresa inovadora e à frente do seu tempo. Criada por dois empreendedores (Miguel Mascarenhas e Miguel Monteiro), que já detinha o StandVirtual, começaram por lançar o Coisas, site de leilões (na altura Leilões.net), uma espécie de eBay à portuguesa. O sucesso destas plataformas chamou a atenção do grupo sul-africano Naspers, detentor do OLX, que acaba por adquirir a Fixeads, em 2012.
Depois de algum investimento e reorganização da empresa, o crescimento disparou, com o volume de negócios a chegar aos 11,4 milhões de euros em 2015. “Os anos de 2014 e de 2015 foram muito importantes para ganhar dimensão e para nos afirmarmos no mercado”, explica Giancarlo Bonsel.
Em 2016, período analisado para este ranking, a empresa apresentava uma faturação na ordem dos 18,3%, uma variação de 60,45% em relação ao ano anterior.
Uma equipa de Lisboa para o mundo
São 230 os colaboradores que atualmente trabalham as marcas da Fixeads. Segundo os dados da Iberinform relativos a 2016, este número era de 145, o que demonstra o aumento de funcionários já durante este ano.
Desta equipa, cerca de metade, está focada exclusivamente no trabalho de inovação e de desenvolvimento de novos produtos e serviços para todo o mundo. Contudo, a presença local é, para o country manager, fundamental. “É importante para conhecer e trabalhar melhor o mercado, desenvolvendo produtos e serviços mais adequados aos hábitos e perfil dos consumidores locais”.
Para o futuro, Giancarlo Bonsel estabelece como meta continuar a crescer a um ritmo elevado e manter a marca OLX no topo das preferências dos portugueses para as transações de produtos em segunda mão. Os utilizadores ativos atuais rondam os 6 milhões, número que o country manager quer ver crescer, a par da frequência de utilização.