Franchising de imobiliárias: Vale a pena?

Publicado a

Normal

0

21

false

false

false

PT

X-NONE

X-NONE

MicrosoftInternetExplorer4

/* Style Definitions */

table.MsoNormalTable

{mso-style-name:"Tabela normal";

mso-tstyle-rowband-size:0;

mso-tstyle-colband-size:0;

mso-style-noshow:yes;

mso-style-priority:99;

mso-style-qformat:yes;

mso-style-parent:"";

mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;

mso-para-margin:0cm;

mso-para-margin-bottom:.0001pt;

mso-pagination:widow-orphan;

font-size:11.0pt;

font-family:"Calibri","sans-serif";

mso-ascii-font-family:Calibri;

mso-ascii-theme-font:minor-latin;

mso-fareast-font-family:"Times New Roman";

mso-fareast-theme-font:minor-fareast;

mso-hansi-font-family:Calibri;

mso-hansi-theme-font:minor-latin;

mso-bidi-font-family:"Times New Roman";

mso-bidi-theme-font:minor-bidi;}

O grande boom da actividade imobiliária em Portugal dá-se no

final da década de 90, início do século XXI, com a chegada a Portugal das

grandes redes de franchising internacionais. Hoje operam no nosso mercado cerca

de 30 marcas em regime de franchising, sendo que o total das mediadoras

imobiliárias em actividade no nosso país - tradicionais e franchisadas - ronda

as três mil. Era, Remax, Century 21, Laforêt, Veigas, Square, Realstone são

apenas algumas das marcas com maior presença já assegurada. Recentemente, a

Century 21 anunciou a fusão com a Fitamétrica, marca que integrará na sua rede.

O investimento para um franchising deste tipo varia entre um mínimo de 30 mil

euros e um máximo de 75 mil consoante as redes e as operações. A Era, por

exemplo, adaptou o seu conceito às dificuldades actuais de financiamento, o que

designa por Lojas Mais, mas que equivalem a metade do valor do investimento

(cerca de 35 mil euros) e a metade da área de trabalho. Garante, no entanto,

que o nível de rentabilidade é o mesmo e que muitas lojas obtêm o payback em

menos de dois anos. Além do investimento inicial, que inclui direitos de

entrada, os franchisados pagam geralmente uma percentagem das vendas - 7% no

caso da Era e da Laforêt - para royalties e para publicidade (variável). A

comissão de vendas ronda geralmente os 5% (3% no caso dos promotores

imobiliários), num valor mínimo de cinco mil euros, mais IVA. No caso do

arrendamento, as práticas variam, com as agências a cobrar entre uma e duas

rendas de comissão ou 15% da renda anual mais IVA.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt