O protocolo de mecenato entre a Fundação Santander e a Universidade de Coimbra acaba de ser renovado por mais um quadriénio. O Convénio foi assinada na terça-feira, 25 de outubro, pelo administrador-executivo da fundação, Marcos Soares Ribeiro, e pelo reitor da UC, Amílcar Falcão, na Sala do Senado da universidade, tendo também estado presente a responsável pelo programa do Santander para o Ensino Superior, Inês Rocha de Gouveia. A parceria entre as duas entidades, que este ano celebra já 20 anos, incide sobre educação, empreendedorismo, inovação e empregabilidade, sobretudo através de bolsas de estudo e prémios universitários.
Desde a assinatura do primeiro acordo, em 2003, o Santander Universidades tem apoiado as mais diversas iniciativas, como o Prémio Universidade de Coimbra, atribuído a uma personalidade de inequívoco valor e contributo na sua área profissional, seja na Cultura, Economia, Gestão, ou Ciência e Inovação. Na sua última edição, o prémio visou Leonor Beleza, ex-ministra da Saúde e presidente da Fundação Champalimaud, depois de outras personalidades nacionais como o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, ou o cardeal D. José Tolentino de Mendonça, entre outras.
O Santander tem vindo a apoiar os estudantes da Universidade de Coimbra através da atribuição de bolsas de estudo e da promoção de programas de empreendedorismo e investigação. De acordo com o comunicado que a instituição fez chegar às redações. só este ano, na Universidade de Coimbra, "serão atribuídas 180 Bolsas Santander Apoio Universitário, além de bolsas de mobilidade internacional para estudantes e investigadores e das Bolsas Estudante Atleta Santander UC, que pretendem valorizar o mérito e a excelência nos estudos e no desporto"
Segundo o reitor da Universidade de Coimbra, "a parceria com o Santander tem permitido apoiar várias áreas de ação da Universidade de Coimbra, o que tem potenciado, por exemplo, o empreendedorismo, a mobilidade ou a investigação na UC". E Amílcar Falcão acrescentou ainda: "Aquilo que fazemos hoje no âmbito desta parceria com o Santander melhorou significativamente face ao que fazíamos há 10 anos, porque a UC também tem mostrado ser merecedora desta aposta."
Classificando o documento assinado como "um protocolo poderoso", Marcos Soares Ribeiro afirmou que a Universidade de Coimbra "é já um parceiro histórico do Santander, uma instituição que está desde sempre na linha da frente na partilha de conhecimento e com a qual [a Fundação mantém] uma relação muito próxima."
"Ao apoiar esta instituição estamos a apoiar toda uma comunidade, uma região e a contribuir para o desenvolvimento do país", concluiu o administrador-executivo da Fundação Santander.
Inês Rocha de Gouveia, responsável pelo programa do Santander Universidades, disse por sua vez que no banco a Educação é vista "como uma via privilegiada para o progresso das pessoas, das organizações e das comunidades".
"Há 27 anos que investimos no Ensino Superior, tendo já apoiado mais de um milhão de estudantes e empreendedores", disse, acrescentando: "A Universidade de Coimbra, como a mais antiga instituição de Ensino Superior do país, e uma das mais antigas da Europa, tem sido um parceiro essencial no apoio de milhares de estudantes. É uma honra, por isso, podermos continuar ao lado desta instituição e dos seus alunos, professores e investigadores por mais quatro anos".