O fundo de investimento norte-americano Income Fund of America (IFA) deixou de ter uma participação qualificada na EDP, detendo agora cerca de 1,9% do capital social, divulgou hoje a elétrica ao mercado.
"No dia 30 de novembro de 2017, o Income Fund of America ("IFA") comunicou à EDP a redução da sua participação, nos termos do artigo 20.º do Código dos Valores Mobiliários (CVM), composta presentemente por 70.650.307 ações, representativas de 1,9321% do capital social da EDP e de 1,9321% dos direitos de voto", lê-se na informação comunicada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
A redução da participação do IFA na EDP, para menos de 2% (o mínimo para ser considerado participação qualificada), aconteceu em 29 de novembro.
O IFA é um fundo de investimento mútuo que tem a sua sede nos Estados Unidos. Em agosto, este detinha 2,0017% do capital social da empresa detida pelo grupo China Three Gorges.
O IFA, refere ainda a informação ao mercado, entregou o poder de exercer os seus direitos de voto na EDP à Capital Research and Management Company.