
Nova parceria entre a Garland, um dos principais players nacionais em logística, transportes e navegação, e a Online System Logistik vem assegurar entregas mais rápidas e seguras em toda a Europa, maior competitividade de preços e redução de emissões. Giles Dawson, administrador para as áreas dos Transportes e Sistemas de Informação do Grupo Garland, explica em que consiste esta solução inovadora que permite “uma resposta muito rápida às necessidades dos clientes”.
Fundado em 1776, o Grupo Garland é uma das cinco empresas mais antigas em atividade em Portugal e um dos principais players nacionais em Logística, Transportes e Navegação, fornecendo soluções completas para a gestão de todas as necessidades da cadeia de abastecimento dos seus clientes.
Sediado em Portugal, com capitais 100% portugueses, o grupo conta com centros logísticos estrategicamente distribuídos pelo país inteiro e escritórios não só no nosso país mas também em Espanha e Marrocos. Atualmente é constituído por sete empresas, organizadas em quatro unidades de negócio estratégicas: Logística (serviços de gestão de armazém em regime de outsourcing e serviços de distribuição nacional); Transportes (serviços de transporte internacional por via terrestre, marítima e aérea); Navegação (serviços de navegação em linhas regulares, tramping e atendimento de navios); e Corporativa (serviços partilhados do grupo, gestão de investimentos e de empresas participadas).
Como funciona a gestão de cargas do Grupo Garland e que vantagens aporta aos clientes?
A Garland Transport Solutions é uma empresa transitária do Grupo Garland, que está integrada na área de negócio dos Transportes. Suportada numa rede internacional de agentes, transporta mercadorias em todo o mundo, em cargas completas ou parciais, disponibilizando soluções de transporte personalizadas por via terrestre, marítima ou aérea e também combinadas com a ferrovia - intermodal. Presta ainda serviços de transportes de granéis líquidos e sólidos e transportes especiais.
Destacamos o novo serviço iniciado este mês de junho, com saídas diárias de e para a Alemanha e com ligação a quase toda a Europa, que tem como vantagem clara a rapidez e frequência do mesmo, inclusive para cargas ADR. Este serviço funciona tanto no sentido da importação como da exportação permitindo uma série de sinergias a preços competitivos, sem comprometer a excelente qualidade do serviço.
Está a falar da parceria com a Online System Logistik. Quais os principais benefícios não só para a Garland, mas sobretudo para os seus clientes?
A parceria com a Online System Logistik (OSL) traz mudanças significativas para a Garland, uma vez que vem permitir a operacionalização de um serviço expresso diário de grupagem entre os nossos Centros Logísticos em Cascais, Maia e Vitoria-Gasteiz, no País Basco (Espanha) e a Alemanha, com entregas em três a cinco dias. Este serviço inclui mercadorias perigosas (ADR) e fortalece a posição da Garland no sector logístico.
Os benefícios incluem uma rede de transporte mais eficiente e fiável, ideal para empresas que precisam de um serviço rápido e seguro. Além da Alemanha, este serviço estende-se a países como a Dinamarca, a Áustria, a Polónia, a Chéquia, a Eslováquia, a Roménia, a Bulgária e os países bálticos. O sistema Hub & Spoke, com hubs em Schlitz, Porta Westfalica, Nördlingen e Bottrop, otimiza os processos logísticos, o que leva à redução de custos e emissões, garantindo simultaneamente entregas mais eficientes e seguras.
Os clientes da Garland podem assim contar com prazos de entrega reduzidos, maior fiabilidade e também uma maior capacidade de enviar cargas perigosas com segurança, o que obviamente traz mais-valias para os nossos clientes.
Fale-nos um pouco mais sobre a Garland. O que a diferencia dos demais transitários?
A Garland Transport Solutions soma mais de 85 anos a gerir as cadeias de abastecimento dos seus clientes, oferecendo por isso soluções de transporte personalizadas, por via terrestre, marítima ou aérea e também combinadas com a ferrovia - intermodal.
Neste sentido, temos sempre procurado ativamente novas soluções que permitam servir da melhor forma os interesses e necessidades dos nossos clientes. Um bom exemplo é a recente parceria com a OSL e o investimento conjunto no novo serviço de e para a Alemanha, um serviço inovador e diferenciador, a um preço competitivo, que consiste em saídas diárias com um camião expresso dedicado, exclusivamente para cargas de grupagem.
Quais são os principais desafios logísticos com que a empresa - e o sector - se depara?
As últimas crises, nomeadamente a da pandemia, a das guerras em curso e a da pressão inflacionista têm trazido desafios como a escassez de mão de obra e margens mais curtas, entre muitos outros. A Garland enfrenta todos estes desafios com a resiliência que lhe é característica e, tal como sempre aconteceu no passado, nestes momentos, a Garland continua a investir. O esmorecimento não faz parte do nosso ADN mesmo quando por vezes a economia global retraí e o mercado nacional também.
No caso específico deste novo serviço, um dos desafios é o cumprimento das regras rigorosas de uma rede que a Garland representa de forma exclusiva em Portugal e que exige um padrão de qualidade consistente, sob pena de sérias penalizações. Além disso, existe também o desafio de encontrar o volume de carga diário necessário para manter as operações rentáveis num mercado complexo como o do nosso país, o que não é fácil. Apesar dessas dificuldades, a Garland está focada em superar esses obstáculos porque acreditamos que as vantagens inerentes a este serviço serão rapidamente percecionadas pelos nossos clientes.
Como perspetiva o futuro do sector transitário em geral e da Garland em particular?
O mercado do sector transitário em Portugal é altamente fragmentado, resultando numa forte concorrência e em margens muito reduzidas.
Dado o seu posicionamento de serviços altamente personalizados e a aposta na qualidade, o principal desafio está na captação de clientes que pretendem usufruir deste nível de serviço. Daí o foco do grupo em oferecer soluções inovadoras e diferenciadoras, que se destaquem da restante concorrência. Esta nova parceria é o mais recente exemplo desta constante aposta em soluções inovadoras e diferenciadoras para disponibilizarmos aos nossos clientes o melhor que o sector pode oferecer.
O que podemos ainda esperar da Garland em termos de inovação?
O Grupo Garland está continuamente a investir em tecnologia e sustentabilidade, promovendo, cada vez mais, a visibilidade das operações para o cliente, desde a origem até ao destino das mercadorias. Estamos também a apostar na desburocratização e na digitalização da documentação, mantendo o customer service humanizado e próximo do cliente. Este compromisso com a inovação garante que os nossos clientes desfrutem de um serviço mais eficiente, de confiança e sustentável.