Grécia é um dos países do mundo com maior número de militares per capita

Publicado a

O número de militares per capita da Grécia é um dos maiores da zona euro. Por cada mil gregos, existem 37,1 soldados, um valor só

ultrapassado pela Finlândia e pelo Chipre.

Os dados são apresentados por Marc Ostwald, analista da Monument Securities, e foram retirados do livro "Military Balance", publicado pelo Instituto Internacional de Estudos Estratégicos. Neles é possível verificar que a Grécia dispõe de 398 mil militares, dos quais 157 mil estão ainda no activo, o que resulta no já referido rácio de 37,1 por cada mil habitantes. Um dos mais altos do mundo.

Portugal, por exemplo, tem 28,2 militares por cada mil pessoas (considerando apenas os que estão no activo, a proporção desce para quatropor cada mil). O Reino Unido tem 6,7 (3,2 no activo), França 7,3 (5,5 no activo), Alemanha 5,5 (3 no activo), Espanha 13 (3,2) e a Irlanda 6 (2,5). O rácio grego é até superior ao da Turquia (15 militares para cada mil habitantes - 8,1 no activo/1000), Líbia (18,3 - 12) e Síria (34,4 - 14,9 no activo).

Na zona euro, Finlândia (74) e Chipre (56) apresentam rácios superiores à Grécia. No entanto, o número de militares no activo destes dois países é bastante inferior. Aliás, nenhum país europeu tem mais militares no activo por mil habitantes do que a Grécia (14,6). Nem mesmo a Rússia (7,3).

A recordista internacional é a Coreia do Norte com um total de 418,9 militares (na reserva e no activo) por cada mil coreanos.

Ontem, o governo helénico decidiu substituir a chefia das Forças Armadas do país. Apesar de oficialmente ter sido afastada qualquer teoria acerca de um possível golpe de Estado, a verdade é que o timing parece indicar algum desconforto com a liderança militar. Segundo noticiava em Junho, o jornal alemão Bild, a própria CIA desconfia da possibilidade de uma intervenção dos militares, caso a escalada de violência fuja ao controlo do governo.

Em Portugal, os militares vão manifestar-se dia 12 de Novembro contra as novas medidas de austeridade anunciadas pelo governo.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt