Grupo Celeste ganha fôlego para atacar novos mercados

Panificadora está na fase final de um investimento de cinco milhões de euros, que abrange as unidades fabris de Portugal e Luxemburgo.
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O grupo Celeste, um dos principais operadores portugueses do setor da panificação e pastelaria e já com uma história de mais de meio século, tem atualmente uma capacidade de produção da ordem das 8700 toneladas/ano. Este volume é a materialização de um dos objetivos inscritos no plano de negócios que arrancou em 2019 e que visou aumentar em 30% a resposta industrial ao mercado. As quatro unidades do grupo - Guimarães, Vizela, Ermesinde e Luxemburgo - estão preparadas para fabricar mais de 14 milhões de pães por mês, 100 mil pães de forma e 100 mil bolachas, revelou Teresa Vaz, CEO e filha do fundador do grupo com sede em Guimarães. Para potenciar esta força industrial, quer ganhar terreno nos mercados externos.

A concretização do plano de negócios, cuja implementação se estenderá até 2025, vai obrigar a um investimento de cinco milhões de euros, sendo que três milhões foram já aplicados. Segundo Teresa Vaz, o objetivo foi incrementar a competitividade do grupo, através de uma maior industrialização das unidades de Guimarães e Vizela, ganhar autonomia logística, com a construção de uma plataforma própria, e maior capacidade de inovação, com a instalação de um laboratório. Em simultâneo, o grupo adquiriu por cerca de 500 mil euros uma unidade de embalados e secos de panificação e pastelaria em Ermesinde, em setembro de 2020, no intuito de ter mais uma gama de produtos para alargar os canais de distribuição. As 11 padarias/confeitarias Celeste, todas localizadas no Norte do país, foram também alvo de remodelação.

Uma embaixada

Para terminar o plano, o grupo conta investir entre 1,5 a dois milhões de euros até 2025. O principal alvo será a operação no Luxemburgo, onde Teresa Vaz pretende modernizar o conceito e a estrutura do espaço comercial que integra cafetaria/padaria, restaurante e supermercado. Desde 2013 que o grupo Celeste tem operação neste pequeno país europeu, onde habita e trabalha uma grande comunidade portuguesa. Segundo a responsável, o grupo queria por essa altura internacionalizar a atividade e visitou vários países onde viviam portugueses e revendedores nacionais. Uma casualidade levou à escolha do Luxemburgo, país que nem sequer tinha feito parte dos mercados escrutinados.

Compraram um supermercado e um restaurante e levaram o pão quente com sabor nacional à comunidade. Neste mercado, instalaram uma unidade de produção de pão e pastelaria, que abastece os negócios do grupo e também outros clientes locais e belgas. "É um espaço onde se produz e coze todo o dia", sublinhou Teresa Vaz. Esta "embaixada de Portugal no Luxemburgo" quer agora identificar a nova onda de emigração portuguesa neste mercado para dar uma resposta eficaz aos seus hábitos de consumo.

Este trabalho iniciou-se em Portugal, com projetos como o NutriSafeLab. Numa parceria com a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica, o grupo ensaiou a substituição de aditivos por ingredientes naturais no bico de pato e no Pão de Deus, procurando manter o mesmo sabor e textura. O trabalho das duas organizações estendeu-se também ao pastel de nata e ao croissant folhado, visando a redução de 50% da gordura. O objetivo é responder aos consumidores com maiores preocupações de bem-estar e saúde. Segundo Teresa Vaz, os custos da sua produção à escala industrial estão em estudo.

O grupo Celeste, que emprega 430 pessoas, registou um volume de vendas de 25 milhões de euros no ano passado, com cerca de sete milhões a serem gerados pela operação no Luxemburgo. Em Portugal, trabalha basicamente com todas as marcas da grande distribuição, mas também abastece as pequenas padarias e confeitarias. As vendas para os mercados externos (Bélgica, França, Mónaco e Luxemburgo) valeram 4% da faturação. Teresa Vaz quer começar no próximo ano a desenhar o plano de negócios para o período 2026/31, mas já admite que um dos principais objetivos é conquistar novos mercados.

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