Happy Meal. Cheeseburger desaparece... da comunicação

Desde 2012 que em Portugal a cadeia cumpre com os requisitos nutricionais que agora a McDonald's quer implementar nos 120 mercados onde está presente
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A McDonald's prepara-se para reformular o Happy Meal, menu dirigido a um público infantil. Até 2022, nos 120 mercados onde está presente, o gigante norte-americano quer que o Happy Meal tenha um máximo de 600 calorias. O cheeseburger continua a fazer parte da oferta do menu, mas já não vai ser comunicado pela cadeia. Em Portugal, os novos critérios estão a ser cumpridos desde 2012.

"A McDonald’s Portugal aderiu ao EU Pledge em 2012, pelo que desde essa data já cumpre os critérios agora anunciados como um compromisso da marca a nível global. Assim sendo, não vamos retirar produtos ou alterar as doses dos produtos no Happy Meal, nomeadamente o Cheeseburger, as batatas-fritas pequenas e as bebidas. A McDonald’s Portugal vai continuar a comunicar apenas as combinações de produtos que cumpram os critérios nutricionais recomendados pela Organização Mundial de Saúde e que incluem vegetais, água e fruta", informa diz Inês Lima, diretora de marketing e comunicação da McDonald's Portugal, em declarações ao Dinheiro Vivo.

Globalmente, a McDonald's avançou com o compromisso de que o menu infantil deveria cumprir uma série de requisitos nutricionais até ao final de 2022 nos mais de 100 mercados onde está presente: pelo menos, 50% das refeições Happy Meal comunicadas nos menus dos restaurantes (menu boards, quiosques digitais e aplicações) estejam de acordo com o "novo critério global nutricional para o Happy Meal". Ou seja, ter até 600 calorias, com 10% de calorias provenientes de gorduras saturadas, 650 mg de sódio e 10% de calorias provenientes de açúcares adicionados.

No mercado nacional, a cadeia tem vindo a alterar a oferta do menu, introduzindo alternativas ao hambúrguer de vaca, como proteína de frango (Chicken MacNuggets), peixe (douradinhos), a possibilidade de acompanhar com sopa de 150 ml, bem como "acompanhar a refeição com cenouras, fatias de maçã ou outra fruta da época (neste momento está disponível o abacaxi), em alternativa às batatas; bem como a opção de novas opções de bebidas não carbonatadas", descreve Inês Lima.

Reduziram ainda, entre 2005 e 2017, "o sal em 36% e a gordura saturada do óleo 100% vegetal em 40%". "No caso dos açúcares, as bebidas têm sido uma das principais prioridades. Através da redução da porção das bebidas, conseguiu-se reduzir em o teor de açúcares totais. Introduziram-se também outras alternativas como as bebidas não carbonatadas ou água, que representam uma percentagem cada vez maior nos menus infantis vendidos", reforça a responsável de marketing.

A cadeia tem ainda apostado na promoção do consumo de fruta, através de iniciativas como Sexta a Brincar (oferta de fruta com o Happy Meal na primeira sexta de cada mês) ou Diz Fruta (oferta de fruta no início de cada estação). Entre 2012 e 2015, a cadeia ofereceu mais de um milhão de peças de fruta.

O menu tem ainda, no entanto, combinações que superam as 600 calorias, mas essas não são objeto de comunicação da cadeia. Em caso de dúvida, os clientes podem sempre obter informação sobre o número de calorias de cada um dos produtos que fazem parte do menu. No site, da marca basta apenas clicar em cima de cada um dos produtos para obter essa informação, mas a mesma pode ser consultada na aplicação McDonald's e nos restaurantes. Desde 2006 que em Portugal a companhia disponibiliza informação nutricional sobre os seus produtos.

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