"Hoje já não existe exportação. Um produto é simplesmente fabricado 'aqui' e vendido 'ali'.

Publicado a

Alexandre Soares dos Santos, presidente da Jerónimo Martins, defende que Portugal deve construir uma identidade antes de se lançar no mercado externo.

"A primeira coisa que temos de fazer é saber quem somos", afirmou o empresário na conferência "Made in Portugal", organizada pelo Diário de Notícias. "Sem isso, não sabemos o que andamos a fazer. Estaremos a gastar dinheiro sem produzir ganhos nenhuns."

Numa intervenção curta, Soares dos Santos referiu que "Portugal tem de escolher os países que devem ser interessantes para nós, portugueses". "O problema de uma empresa não é o problema de um país. Hoje não existe exportação. Um produto é simplesmente fabricado 'aqui' e vendido 'ali'.

Como exemplo, o líder da empresa dona do Pingo Doce contou que "demorou muito tempo a convencer os produtores portugueses de vinho a irem à Polónia para testar o seu produto naquele mercado. No ano passado vendemos sete milhões de litros de vinho português."

O tema da conferência do DN é "como vender Portugal lá fora?".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt