Hugo Veiga: É português o novo diretor criativo da AKQA Brasil

Hugo Veiga diz que nunca teve a ambição de se tornar diretor criativo pelo nome ou importância do cargo. Mas agora que foi convidado, com o brasileiro Diego Machado, para ocupar esse lugar na nova AKQA Brasil, o criativo português deixa a promessa: "O foco será sempre a produção de ideias inovadoras que façam a diferença na vida das pessoas e melhorem ou revolucionem o negócio dos nossos clientes."
Publicado a

Soa a conversa de gestor, mas a primeira prova

está à vista: o World Samba, para a Visa. O projeto resulta de um

desafio lançado pela antiga dupla copywriter/diretor de arte da

Ogilvy São Paulo a realizadores dos 32 países qualificados para o

Mundial de Futebol, no Brasil. Como se celebra a Copa? Os

realizadores portugueses Augusto Fraga e Pedro Amorim responderam com

Samba de Portugal, um filme que mistura Santos Populares, sardinhas,

fado, cravos, magalas, Eusébio e, claro, o Mundial de 1966 - a

estreia da nossa seleção naquela competição, em que Portugal deu

5-3 à Coreia do Norte, com quatro golos do Pantera Negra, e

desoladoramente perdeu na meia-final, frente à Inglaterra (2-0).

Agora o desafio é de Hugo Veiga, 34 anos, e

Diego Machado, 27 anos. O copywriter e o art director deixam Ogilvy &

Mather Brasil "com a bênção da Ogilvy", garantiu Martin

Sorrell, o patrão máximo da WPP, grupo que detém também a AKQA. O

temível líder explicou que as agências do grupo devem obedecer a

uma regra da casa: não fazer caça furtiva. Tudo o resto é

permitido dentro do que permite a criatividade.

Na AKQA Brasil, "eu e o Diego vamos continuar

a criar. Mas agora teremos mais independência e apoio para proteger

e realizar as ideias concebidas por toda a equipa", reforça o

responsável da dupla que criou a campanha mais premiada no ano

passado, os famosos Retratos da Beleza Real para a marca Dove.

Foi graças a esta campanha que Hugo Veiga e

Diego Machado foram reconhecidos como os melhores criativos no Cannes

Lions em 2013, depois de conquistarem 23 leões. A campanha ganhou o

primeiro Titanium Grand Prix da América Latina e tornou-se o anúncio

mais visto de todos os tempos no YouTube, com mais de 165 milhões de

visualizações. A revista Time considerou-o o melhor de 2013.

Depois de passarem todas estas provas com

distinção, o que vem a seguir parece café pequeno para esta dupla:

montar a equipa criativa. "Se queremos ser uma agência de

excelência criativa, todos os profissionais deverão possuir o mesmo

drive pela produção de ideias inovadoras", defende Hugo Veiga,

sem querer, para já, revelar se há nomes grandes do meio a caminho

da sua nova equipa.

No entanto, o português assume ser intenção

da AKQA Brasil "atrair talentos e clientes de todo o mundo para

produzir um trabalho com apelo universal". O que é que isto

significa exatamente? Provavelmente que a agência irá trabalhar

também com marcas brasileiras que pretendam realizar projetos de

projeção global.

A AKQA Brasil, situada em São Paulo, é a 13.ª

agência do grupo e terá entre 50 e 60 empregados. Entre os

principais clientes, a AKQA, que abriu em 1995, tem a Audi, a Delta,

a Montblanc, a Nike e a World Wildlife Fund.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt