Metropolitano de Lisboa, TAP, Santa Casa da Misericórdia ou Casino Lisboa são apenas alguns dos grandes clientes que constam do portefólio da Iberlim, empresa direcionada para limpezas técnicas. A estes nomes juntam-se uma série de hospitais, fábricas e outros serviços onde é exigido um grau elevado de especialização, que têm feito da organização de Oeiras uma das maiores no mercado nacional.
Com altos e baixos ao longo dos anos - muitos provocados pela perda de concursos públicos, que levam, normalmente, à passagem de trabalhadores para outras entidades -, o negócio volta a surgir no primeiro lugar do pódio do ranking Star Company como aquele que mais pessoas empregou em 2016. Ao todo, foram 1174 postos de trabalho criados no último ano, à semelhança do que aconteceu em 2015, ano em que também figurou como vencedora na mesma tabela.
Embora seja difícil identificar o motivo que levou a empresa a aumentar substancialmente o número de funcionários - 8490, no total -, uma vez que a Iberlim não quis responder às várias tentativas de contacto pela Dinheiro Vivo, os dados levam a crer que se deve à expansão natural da atividade. Em 2015, a companhia de limpezas anunciava um volume de negócios acima dos 50 milhões de euros, valor que disparou para cerca de 62 milhões no último exercício. Deste valor, resultam mais de 52 milhões de euros em valor bruto acrescentado.
Há 35 anos no mercado
O negócio no setor das limpezas começou em 1982 com a fundação da empresa, que daí a dez anos viria a integrar um ACE - Agrupamento Complementar de Empresas, em conjunto com o Metropolitano de Lisboa e a CP - Comboios de Portugal, para garantir a manutenção das instalações e veículos das duas entidades.
Mais tarde, já em 1997, a Iberlim viria a ser adquirida pelo Grupo Somague, onde esteve integrada até à viragem do século. Em 2000, passou a ser gerida como parte do Grupo Trivalor, onde ainda hoje se encontra ao lado de uma outra empresa do ramo e de várias organizações no setor da restauração, logística, produção industrial e segurança.
Nos anos que se seguiram, entre 2001 e 2014, o grupo protagonizou várias fusões que o fortaleceram e traçaram o que é nos dias de hoje. De vassourada em vassourada, quem sabe se no próximo ano voltamos a falar da Iberlim entre as maiores e melhores da Star Company.