Este artigo de Finanças Pessoais resulta de uma parceria do ComparaJá com o Dinheiro Vivo, com publicação semanal.

Tem a certeza de que a internet que tem em casa é realmente tão rápida como a sua operadora diz que é? É muito desgastante quando o serviço que temos não corresponde às nossas expetativas. Seja nos momentos de lazer ou especialmente quando se trata de trabalho, falhas frequentes podem ser desesperantes. Neste artigo, o ComparaJá explica-lhe como contornar isto, medindo a velocidade da internet.
Desde logo, é importante notar que a velocidade da internet que tem na sua casa nunca será constante. Haverá sempre oscilações, que decorrem da existência de variáveis que afetam o seu desempenho real, como um computador mais antigo, por exemplo.
Naturalmente, também haverá diferenças entre estar ligado diretamente por cabo ou estar a usar Wi-Fi. Há que contar ainda com a possibilidade de, nalguns momentos específicos – nomeadamente congestionamentos de rede -, as operadoras recorrerem a medidas de gestão de tráfego que contribuirão para restringir a velocidade da internet. O objetivo destas ações é impedir que seja esgotada a capacidade de rede (o que é bom para o utilizador, porém, note que no seu contrato isto também deverá estar mencionado).
Segundo a ANACOM, quando realiza um contrato com a operadora de telecomunicações para obter internet fixa existem informações que devem constar dele.
Em primeiro lugar, deve conter esclarecimentos sobre a velocidade mínima, que indica que a internet que terá em casa nunca poderá ser inferior a esse valor. Obviamente, se ocorrer uma falha completa do serviço em casa, esta regra não se aplica.
Em segundo lugar, ainda devem estar discriminadas a velocidade normalmente disponível (ou seja, aquela que pode esperar regularmente quando acede à internet) e a velocidade máxima, que indica que a internet nunca excederá determinado valor.
Por fim, deverá ainda ter acesso à chamada velocidade anunciada, que diz respeito ao valor que a operadora comunica comercialmente em campanhas de marketing e de publicidade.
Chamamos a atenção ainda para a designação “tráfego ilimitado”, que pode ser enganadora. Na verdade, só possui isto se a oferta da sua operadora não tiver quaisquer limitações durante toda a duração do contrato. Caso, porventura, aconteçam restrições, estas devem ser completamente excecionais e muito limitadas no tempo.
Caso verifique que o serviço que possui não tem o desempenho que é suposto (e que se encontra descrito no contrato), havendo uma discrepância significativa, então deverá contactar a ANACOM para que esta possa averiguar esta diferença através do seu sistema de controlo certificado e, por sua vez, dar seguimento a medidas corretivas em decorrência do incumprimento contratual.
Em princípio, a velocidade da internet pode ir de 1.0 Mbit/s até 1000.0 Mbit/s e existe mais do que um canal disponível para testar.
Proceder ao speed test é uma forma de provar que a sua internet é (ou não) a que consta realmente do seu contrato e, por conseguinte, mostrar à operadora e negociar alterações, se necessário.
Para fazer o teste, note, em primeiro lugar, que precisa de instalar o Java, caso não tenha. É necessário ainda usar um cabo de rede Ethernet para conectar o modem ou o router Wi-Fi ao PC – não se deve realizar o teste através de wireless.
Para quem possui um tarifário superior a 100 Megas, o cabo de rede a utilizar deve ser igual ou superior à categoria 5E. Já a placa de rede a usar deve ter portas 10/100/1000Mbps (Gigabit). Depois de verificar que possuis tudo isto, o passo seguinte é desligar todos os equipamentos que possam estar a consumir internet. Somente o computador que fará o speed test deve estar conectado. Já no próprio PC desligue todas as aplicações ativas.
Por fim, existem vários sites onde pode fazer este teste gratuitamente como o simulador do ComparaJá, NET.mede, Fast by Netflix e Speedtest.net.
Para concluir, deixamos ainda alguns conselhos que podem fazer com que a sua internet fique mais rápida. Experimente colocar o router no centro da casa para que haja o mínimo de interferências possível e, de preferência, num sítio alto e longe de espelhos para que não haja obstáculos. Modificar a senha também pode ajudar, pois impede que o dispositivo seja pirateado. Ter o mínimo de dispositivos conectados é igualmente benéfico. E se a sua casa é grande, poderá ser necessário comprar um extensor de sinal sem fios.