Jorge Coelho é que sabe. 5 campanhas que vão marcar Cannes

Jorge Coelho, diretor criativo executivo da Ogilvy & Mather de Lisboa, lança as suas apostas para vencer no Cannes Lions. Festival arranca sábado.
Publicado a

Jorge Coelho gostava de ter o seu nome da ficha técnica destas campanhas. Por isso, o diretor criativo executivo da Ogilvy & Mather Lisboa as tenha eleito como potenciais ganhadoras no Cannes Lions, festival internacional de publicidade que arranca no sábado e se prolonga até ao dia 25 de junho.

Veja aqui as apostas de Edson Athayde (FCB Lisboa), Pedro Lourenço & José Filipe Gomes (DDB Berlim), Jorge Teixeira (Ogilvy Dusseldorf), Frederico Roberto (VML Londres), Pedro Magalhães (Y&R Lisboa) e João Coutinho (Grey Nova Iorque)

As 5 apostas de Jorge Coelho

"Não é fácil escolher 5 entre tantos bons candidatos. São 43 mil e tal inscrições, onde há uma enorme maioria de desconhecidos - alguns certamente com imenso valor e que vão ganhar - mas muitos outros, que vemos ao longo do ano, e deixam uma certa inveja por não ter chegado lá primeiro ou por não ter avançado o que criámos e andava lá tão perto. Tendo então de escolher e uma vez que ainda sobram 14 na lista, aposto nestes 5 pelo valor que têm mas principalmente porque gostava mesmo muito de ter o meu nome na ficha técnica.

Campanha: Rule Yourself: Michael Phelps

Anunciante: Under Armour

Agência: Droga5, New York

https://www.youtube.com/watch?v=2DFKjTtyxdg&feature=youtu.be

Sim, é uma aposta segura. Se este não ganha, o júri passou demasiado tempo no bar do Martinez. Ao sol. Um filme como deve ser: uma história a sério, tocante, bem contada - a última oportunidade dum herói que regressa dum momento de recuperação - onde o produto tem o lugar natural que deve ter. Realizado e produzido de forma irrepreensível ainda soma uma banda sonora a puxar ao sentimento. Ouro, mesmo antes dos olímpicos.

Campanha: Justino

Anunciante: Loterías y Apuestas del Estado

Agência: Leo Burnett, Madrid

https://www.youtube.com/watch?v=OY-aURT0anY&feature=youtu.be

Ao contrário do habitual, desta vez o filme de natal do ano não veio de Inglaterra mas de Espanha. Tal como no caso anterior é um exemplo do tal storytelling - muito falado em inúmeros powerpoints e seminários - e aqui magnificamente representado. É o meu destaque do ano no que toca a animação e também marca pontos, obviamente, pelo crescendo da história. Ainda na categoria Feliz Natal, vale a pena espreitar a campanha Curry's PC World "Spare the Act” da AMV BBDO, Londres que quase fazia com que a primeira frase deste texto não existisse.

Campanha: Slow Down GPS

Anunciante: If Insurance

Agência: Forsman & Bodenfors, Gothenburg, Suécia

https://www.youtube.com/watch?v=iSs2KYs4Hfk&feature=youtu.be

Na categoria Aparelhos, Invenções & Geringonças que depois vão dar um vídeo ou uma campanha e o tal muito almejado viral, destaco esta por duas razões: tem um magnífico insight - “estamos programados para cuidar de crianças…” - e pelo facto de acreditar que esta inovação pode efetivamente poder ou ter sido usada por muitas pessoas e não apenas pelas que participaram no video case.

Campanha: Brewtroleum

Anunciante: DB Breweries

Agência: Colenso BBDO, Auckland, Nova Zelândia

https://www.youtube.com/watch?v=2exeBWu9jSw&feature=youtu.be

E, depois de tudo o que é politicamente correto, há esta campanha que mistura o incentivo a beber imensa cerveja com a possibilidade de ter um novo combustível para automóveis. Sim, ninguém no seu perfeito juízo e no mundo do “temos de ver com o jurídico” aprovaria isto, por cá. Mas estamos na Nova Zelândia, do outro lado do mundo, de cabeça para baixo. É uma ideia maravilhosa, um posicionamento divertido e diferente. Não é a história da cerveja e dos amigos do costume! Por isso mesmo, era rapaz para beber umas quantas canecas e pedir à minha mulher, que não gosta, se não se importava de conduzir uma vez que eu estava cansado de tanto salvar o planeta todo o serão.

No mundo das cervejas ainda vale a pena espreitar estas duas campanhas da Andes Beer "Fairest Night of All," e “Hagglers" da Del Campo Saatchi & Saatchi, Buenos Aires, Argentina. Mais uma vez servidas com muita ironia.

Campanha: #OptOutside

Anunciante: REI

Agência: Venables Bell & Partners, São Francisco

https://www.youtube.com/watch?v=IREPVdLoZJQ&feature=youtu.be

Finalmente um hino à inteligência e à coragem. Um daqueles casos que vai servir de exemplo em muitas reuniões e universidades de marketing sobre como ir contra a maré. Como ganhar muito com uma decisão que parecia contrariar tudo. Sobre como o marketing deve vir primeiro do que as vendas e, por isso mesmo, dar substancialmente mais lucro à empresa. Inveja.

Fecho com a nota de que não destaquei casos portugueses mas há bons candidatos nacionais, de várias agências. Espero que se volta a ganhar em grande por cá uma vez que acredito seriamente no nosso talento e que a criatividade vende sendo a única estratégia para um quintal do tamanho deste país. Boa sorte a todos."

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt