Jumping Talent. Concurso quer dar emprego a talentos universitários

Publicado a

O Universia Portugal lançou a primeira edição do Jumping Talent, um concurso através do qual as empresas participantes poderão recrutar os estudantes ou recém licenciados mais prometedores. Os jovens são convidados a demonstrar as suas habilidades perante os responsáveis de recursos humanos das empresas, num evento, em formato de "talent show", que procura fazer uma abordagem inovadora e criativa ao processo de recrutamento.

Os candidatos deverão ser de áreas relacionadas com gestão empresarial, como comunicação, marketing, gestão, economia, recursos humanos, matemática, psicologia ou engenharias. Durante o concurso, os candidatos irão realizar diferentes provas com foco nas competências pessoais, para que as empresas possam avaliar e conhecer melhor cada candidato, com o objetivo de selecionar o talento que melhor se encaixe nas suas necessidades.

A ideia do concurso, explica o diretor geral do Universia Portugal, Bernardo Sá Nogueira, é "evidenciar competências que não surgem numa primeira entrevista tradicional. Para além disso, os jovens que cheguem à final serão premiados com oportunidades laborais, o que, numa altura em que escasseia o emprego, deve ser encarado como uma mais valia".

O Universia vai criar um site através do qual os candidatos podem inscrever-se no Jumping Talent. Este site estará diretamente ligado ao portal do Universia, pelo que os currículos inscritos poderão aparecer nas pesquisas das empresas que fazem parte da Rede Trabalhando (da qual faz parte o Universia), se os candidatos derem o seu consentimento.

As várias fases do concurso incluem a análise do currículos dos candidatos, filtro telefónico e avaliação de competências em entrevistas presenciais. Para os alunos residentes em Lisboa, as provas de apuramento decorrem na sede do Universia. Fora de Lisboa, o evento conta com o apoio das universidades que fazem parte da rede Universia.

A final tem lugar a 28 de maio, nas instalações da Associação Comercial de Lisboa, e a organização conta que cheguem à final 60 candidatos. Os que chegarem têm acesso direto aos programas de estágio e de primeiro emprego que estejam a decorrer nesse momento nas empresas participantes.

O desafio conta ainda com o apoio dos Hotéis Vila Galé, Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), Associação Comercial de Lisboa (ACL), e com a RFM como media partner.

Diário de Notícias
www.dn.pt