A KFC fechou o ano passado com 48 novos restaurantes na Península Ibérica, 39 em Espanha e nove em Portugal, segundo a empresa, cujo responsável no espaço ibérico é o português João Almeida. A marca tem agora 65 unidades em Portugal e 286 em território espanhol. Com as novas aberturas em 2023 foram criados mais mil novos postos de trabalho, avança a KFC..Em comunicado, a cadeia de frango frito de origem norte-americana diz que "cumpriu com êxito o seu ambicioso plano de expansão para este período"..A estratégia da KFC na Península Ibérica passou pelo reforço da posição em diversas Comunidades Autónomas, consolidando a presença nas grandes cidades, e chegando também a pequenos municípios de todo o território nacional..A empresa destaca o crescimento na Catalunha, com dez novos estabelecimentos, marcando o maior número de aberturas este ano. Em Madrid foram abertos oito novos restaurantes, e na comunidade Valenciana outros sete..“Estamos muito orgulhosos de continuar a crescer na Península Ibérica com a nossa rede de franchisados. Ser mais acessíveis e estar próximos dos nossos clientes em todas as ocasiões de consumo é a nossa prioridade”, afirma João Almeida, market leader da KFC Espanha e Portugal..José Manuel Rubio, chief development officer da empresa diz que "a meta para este novo ano é continuar a avançar rumo ao objetivo de fazer crescer o nosso sistema em cerca de 50 unidades por ano e cobrir o tecido local com a maior capilaridade possível”..A empresa está também a apostar na digitalização, área onde de fala em "grandes avanços, tanto no restaurante como no próprio e-commerce, que está a ganhar cada vez mais relevância"..A KFC Espanha e Portugal é uma subsidiária da Yum! Brands, Inc., que tem também as cadeias Pizza Hut, Taco Bell e The Habit Burger Grill. A Yum é uma spin-off da PepsiCo (em 1997) e, nesta altura, de acordo com informações no site da empresa, detém cerca de 1500 franchisados que, no conjunto, exploram mais de 55 mil restaurantes em 155 países e territórios.