Legacy. Se gostar dos seus olhos, a sua filha também gostará... dos dela

Aterrou há dois anos com o seu metro e sessenta numa cidade com mais de 11 milhões de habitantes: Paris.
Publicado a

A portuguesa na babilónia de mais de 40 nacionalidades que é a Ogilvy & Mather de Paris. Hoje, Bruna Gonzalez é um dos criativos da agência de publicidade parisiense envolvida na criação da nova campanha global da Dove, Legacy.

O passo seguinte depois da multipremiada Retratos de Beleza Real, que também teve a mão de um português, Hugo Veiga, na sua produção. Retratos "captou maravilhosamente o ADN da marca e demonstrou de uma forma muito pura e simples a sua missão, falando diretamente às mulheres com uma linguagem humana e não de marketeer", descreve Bruna Gonzalez. "Foi uma grande inspiração e, sem dúvida, elevou o nível de exigência para a criação do Dove Legacy", admite a diretora de arte. Mais do que um toque português, as duas campanhas têm "um toque humano".

Mais humano que Legacy é difícil. Que legado deixamos às nossas filhas? Do pai têm os olhos, da mãe a cor do cabelo. Mas, pelo vistos, também as inseguranças sobre o próprio corpo. Em mãos a Dove tinha vários estudos que demonstravam que esse desconforto começava cedo. "Assustadoramente cedo". "Tivemos acesso a testemunhos de raparigas com apenas 6 anos que já tinham complexos com o corpo", conta Bruna Gonzalez. "Grande parte desses inputs negativos eram uma cópia por observação dos desconfortos que as mães sentiam com a própria imagem", diz.

Legacy torna esse legado de desconforto evidente. Testemunhos de mães e filhas sobre aquilo que gostam menos nelas sucedem-se. Os resultados são em espelho. "O que mais me tocou nestas histórias foi o facto de estas mães não fazerem ideia que o que elas sentiam sobre elas próprias estavam a passar às suas filhas", revela Bruna Gonzalez. "Mas o que me inspirou foi que elas apreendem igualmente as coisas boas. É isso que queremos reforçar", diz a diretora de arte.

A campanha é uma das iniciativas da marca para a 5.ª edição do Dove Self Esteem Weekend, que decorre até amanhã nas Nações Unidas. Além do filme, a Ogilvy Paris está a usar as redes sociais pedindo às mulheres que digam por quem elas se sentem bonitas através do hashtag #FeelBeautifulFor. Um trabalho em parceria com especialistas que oferecem programas para a criação de autoestima, tanto online como em workshops.

A ambição é grande. "Se este filme ajudar a criar um legado de autoestima, de confiança e de felicidade com aquilo que temos, somos e criamos, eu serei, também, uma mulher feliz", diz Bruna Gonzalez. "Como disse uma das pequenas no filme: "I like my face because is smiley" ["Gosto da minha cara porque é sorridente"].

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt