Em janeiro venderam-se 2253 carros 100% elétricos, um recorde de vendas que denota ainda a subida de 135,4% face ao mesmo mês do ano anterior. Na liderança da lista das marcas de elétricos mais vendidas já não está a Tesla, mas sim, com mais uma unidade matriculada, a Dacia, segundo dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP).
A Dacia, que pertence ao grupo Renault, é hoje uma marca que tem por missão oferecer a melhor relação custo-benefício. "As duas principais razões de compra em qualquer mercado são o preço e o design, ou seja, a [compra] é racional mas também emocional", destaca Xavier Martinet, vice-presidente para as áreas de Vendas, Marketing e Operações, em entrevista do Dinheiro Vivo.
Quando chegou ao mercado, o Dacia Spring assumiu-se como o elétrico mais acessível. Os preços - sem incentivos fiscais - partem agora dos 20 400 euros para a versão de entrada. Em janeiro, a Dacia viu as suas vendas do Spring aumentar em 208% face ao mesmo mês do ano anterior.
A Tesla é assim destronada em janeiro em Portugal pela margem mínima. Recorde-se que a marca de Elon Musk vendeu uns impressionantes 1,31 milhões de veículos elétricos em 2022, que é um recorde e um crescimento homólogo de 40%, mas está abaixo das suas próprias previsões e das expectativas de Wall Street.
A fechar o top3 de vendas nacionais está a Volvo, com as vendas neste segmento já a representar um máximo histórico de 46% do total, em janeiro. Leia também o artigo XC40 Recharge, ao volante do Pequeno Familiar SUV do Ano.