Manie. Poupar na conta da energia apenas com um clique

Tem apenas dois meses de existência, mas já processou mais de 15 mil faturas. A Manie promete trocas simples, sem custos e automáticas de contrato. Decisões que, ao fim do ano, podem representar várias centenas de euros de poupança.
Manie. Poupar na conta da energia apenas com um clique
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E se pudesse trocar de operador de energia de forma simples (nalguns casos até automática) e, simultaneamente, conseguir poupar uns quantos euros na fatura da eletricidade? Este é o objetivo da Manie, uma plataforma, anunciada em setembro, e que oferece uma solução automatizada e flexível para a gestão de contratos de eletricidade e gás. A plataforma anuncia mesmo que “já permitiu poupanças até 300 euros mensais nas contas de eletricidade, além de ter economizado mais de 50 mil euros anuais aos consumidores portugueses nas suas faturas de energia”. O Dinheiro Vivo conversou com o co-fundador e CEO da plataforma Manie, André Pedro (a par de João Melo, Francisco Pedra e José Sá), que não só explicou como nasceu a plataforma, o que ela permite fazer, mas, também, quais os planos para o futuro.

Na prática, e de forma muito simplista, a Manie funciona como um agregador das várias ofertas comerciais existentes no mercado e um facilitador entre o operador de energia e o consumidor. Que tanto pode ser o cliente residencial como o corporativo.

Como explica André Pedro, o cliente apenas tem de submeter a sua fatura na plataforma e o algoritmo faz a sua magia. A plataforma promete dar uma resposta em dois segundos. Se encontrar uma proposta mais vantajosa e o cliente decidir avançar com a troca (de operador) apenas tem de clicar em “Switch”. A partir daí a plataforma vai pedir os dados necessários para a troca de contrato. E voilá.

Há ainda a possibilidade de solicitar a revisão dos contratos a cada três meses. Essa é a opção da subscrição gratuita, denominada de AutoSwitch. Para quem quer uma análise mais frequente há a opção do AutoSwitch Pro – por enquanto gratuita, mas, a partir de janeiro, com um custo mensal de 3,99 euros. “E depois temos o Plano Empresas, que é um plano muito mais ad-hoc, em que nós fazemos uma análise das faturas”, acrescenta o CEO da Manie, que explica ainda que as empresas têm contratos diferentes do mercado residencial e que, por isso “temos de falar com as comercializadoras de uma forma muito mais personalizada”.

Independentemente do plano escolhido “o nosso intuito é trazer mais transparência para o mercado”, permitindo que qualquer pessoa possa, sem risco e de forma regular, ajustar o seu plano energético e, com isso “poupar na sua fatura mensal”.

A nível legal, e para que tudo corra de feição, os clientes, ao solicitarem um switch, preenchem os dados do que é uma procuração. Um documento legal que dá poder à Manie para alterar o contrato energético. E apenas isso, refere André Pedro, que acrescenta que o cliente pode anular o documento a qualquer altura. E, para facilitar ainda mais todo o processo – e dar mais autonomia ao cliente – a empresa está a trabalhar no desenvolvimento de uma aplicação, disponível até ao final do ano, que permitirá que o utilizador tenha acesso a todo o seu processo, sem ter de recorrer ao atendimento ao cliente da Manie. “Trabalhámos com um escritório de advogados para montar, de facto, uma procuração que nos limite ao próprio contrato, mas que nos dê os poderes necessários para a comercializadora também aceitar”, explica o CEO da Manie.

Mais de 15 mil faturas processadas

Embora a data oficial do lançamento da Manie seja setembro, a plataforma já estava em funcionamento, “em ambiente família e amigos”, desde julho. Os números até agora alcançados mostram que este é um servilo com valor acrescentado e que há adesão por parte dos utilizadores. “Em setembro lançámos oficialmente no mercado e aí tivemos um pico de 15 mil faturas processadas no nosso site e aumentámos a nossa user base de AutoSwitch para cerca de 1.300 utilizadores completamente on-board na plataforma”, refere André Pedro, que acrescenta que, recentemente, houve um novo pico e hoje já têm “mais de 5.000 utilizadores completamente on-board na nossa plataforma” e que já efetuaram “cerca de 10 mil switches”.

Para já a empresa aposta forte na questão do atendimento ao cliente porque, como aponta André Pedro, é normal que surjam muitas questões. Desde perceber como todo o processo é feito até se há custos associados. E, por fim, perceber se há, ou não, redução da despesa. Aqui André Pedro é muito claro. A solução Pro compensa para quem tem consumos acima dos de 500 kWh mensais. Nesse caso “estimamos que a poupança mensal seja à volta de 15%, 20%, esses 15 a 20%”, refere, acrescentando que “obviamente tem que ser acima de 3,99€ mensais para compensar”.

Face a isto surge a questão. Como é que a Manie se financia? “As nossas fontes de receita são as empresas e a subscrição no lado das empresas”, explica André Pedro. Sim, é verdade que o consumidor final que optar pelo plano Pro paga 3,99 euros/mês. Mas as verdadeiras fontes de rendimentos vêm da “subscrição que as comercializadoras nos pagam por cada cliente que esteja com elas”.

Por outras palavras, e definindo um objetivo, o CEO da Manie assume que a plataforma quer ter, até ao final do ano, 10 mil clientes completamente on-board no AutoSwitch. Para o ano “queremos ir para outros números”, diga-se ter,entre 100 a 150 mil clientes. O que pode ser alcançado com a entrada no mercado espanhol (que, por si só, deverá assegurar entre 30 a 40 mil clientes)

Aumento de capital

A ideia conseguiu angariar um financiamento inicial de 100 mil euros, angariado junto da Heartfelt, uma venture capital alemã. Mas n\ao pretende ficar por aqui. Tendo em vista os planos de expansão André Pedro revelou que vão voltar à carga, em Fevereiro, com o objetivo de angariar 2,5 milhões de euros. Valor que será usado para “dominar o mercado português e obviamente entrar já no mercado espanhol no próximo ano”.

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