A Ikea arrancou com uma nova campanha de comunicação sob o signo da felicidade. Composta por 8 anúncios, a campanha tem criatividade da TBWA e produção da Garage. As filmagens decorreram na loja de Loures da cadeia de mobiliário sueca. . Ao Dinheiro Vivo, Patrik Antoni, director de marketing da Ikea, explica o que motivou o conceito da campanha, bem como o que determinou esta aposta, num momento em que o CEO da marca sueca, admite que as vendas em Portugal e Espanha estão a cair. . Porquê esta aposta no conceito de felicidade? . Todos queremos ser felizes, não é? A campanha para este ano, 2011 e 2012, gira em torno do tema "A felicidade vem de dentro... de casa" e pretende mostrar que, mesmo nos momentos menos positivos, como a actual crise mundial, o importante é o que fazemos com estes momentos e a simplicidade com que os encaramos e que pode fazer a diferença. As vezes andamos tão depressa que nos esquecemos de como é fácil ser feliz. Na Ikea acreditamos na felicidade real, autêntica, naquela que nos faz sorrir, que transmite conforto e bem-estar, e na felicidade que retiramos das pequenas coisas. Por isso, queremos com este conceito chegar à maioria das pessoas, porque, afinal, a felicidade é para todos. Deste modo, recriámos diferentes situações de vida, desde casais com e sem filhos, o dia-a-dia com adolescentes, passando pelo morar sozinho. Desenvolvemos também cenários do quotidiano, que incluem os ajustes orçamentais domésticos, as diferentes necessidades dos membros de uma família, o aumento do agregado familiar e a aprendizagem de gerir mais pessoas no mesmo espaço, entre outras situações que a maioria de nós já vivenciou. . A campanha vai ter oito anúncios spots, todos eles gravados em Portugal. Que investimento esta nova aposta implicou? . Não divulgamos valores de investimento publicitário. A campanha, lançada dia 21 de Setembro, arrancou com três filmes, num total de oito, e mostra momentos do quotidiano que trazem felicidade à maioria das pessoas. Estes 8 anúncios de televisão foram filmados na totalidade na loja Ikea de Loures em Agosto último. . Este regresso à comunicação está ligado ao facto de, segundo declarações de Mikael Ohlsson, CEO da empresa, à Associated Press, o consumo de móveis da marca em Portugal estar a cair fruto da crise económica? Qual o objectivo de vendas que pretendem alcançar? . Mais do que destacar o impacto de vendas, na Ikea queremos, verdadeiramente, dar a melhor experiência de compra aos nossos clientes todos os dias. Na actual conjuntura económica sentimos, este ano, que os consumidores estão muito mais criteriosos e menos impulsivos nas suas opções de compra. No entanto, na Ikea conseguimos manter-nos fortes e competitivos, graças a uma política financeira conservadora e segura, à clara consciência de custos ao longo de toda a cadeia Ikea, à estrita colaboração com os nossos mais de mil fornecedores em todo o mundo, apostando cada vez mais em inovação sempre na perspectiva sustentável que permita chegar ao maior número de pessoas com produtos de qualidade e a preços acessíveis, sendo esta a nossa visão enquanto empresa. . Internacionalmente, a Ikea mudou de agência para a McCann Nova Iorque que desenhou o novo catálogo. O trabalho da agência vai incidir ainda na transformação do ambiente de loja, para abranger novas tecnologias e experiências. O que está planeado para as lojas em Portugal ? Há alguma agência/empresa nacional com quem vão trabalhar nesse campo? . A Ikea nomeou recentemente a McCann Nova York como agência global com o objectivo de reinventar o já icónico catálogo. A agência irá trabalhar em estreita colaboração com a ICOM, a equipa de comunicação da Ikea, sediada em Älmhult na Suécia. O objectivo passa por dar enfoque à renovação do catálogo e enriquecê-lo com tecnologia e storytelling. A McCann e a equipa de ICOM vão trabalhar na evolução da comunicação do catálogo, permitindo que este continue a ser uma plataforma crítica e integrada no conceito Ikea A parceria inclui, ao nível mundial, a recriação do ambiente das lojas, integrando novas tecnologias e experiências, assim como o desenvolvimento de uma campanha, global e integrada, de suporte ao lançamento do reinventado catálogo Ikea. Actualmente, o catálogo Ikea chega a quase 210 milhões de lares em todo o mundo, fazendo dele o suporte impresso mais difundido do mundo, como tal, o objectivo deste projecto passa por desenvolver uma estratégia e uma abordagem criativa que conduzirá ao futuro catálogo, que irá ser novamente a ponta de lança na comunicação da Ikea, com maior eficácia e eficiência da visão da empresa, ou seja, proporcionar um melhor dia-a-dia em casa, para o maior número de pessoas. Localmente, cada país pode continuar a trabalhar com as agências de publicidade que já tem.