Marriott compra dona do Sheraton e cria maior empresa hoteleira mundial

Dona dos hotéis Sheraton procurava por novos donos desde abril
Publicado a

A Marriott International comprou por 12,2 mil milhões de dólares (11,3 mil milhões de euros) o grupo Starwood, dono dos hotéis Sheraton. Este negócio permite criar a maior empresa mundial na área da hotelaria, segundo o comunicado publicado esta segunda-feira.

A operação foi aprovada por unanimidade pelas duas empresas, que passam a ser responsáveis por um total de 1,1 milhões de quartos em 5 500 hotéis em todo o mundo, com uma faturação de 2,7 mil milhões de dólares.

As duas empresas esperam concluir esta operação em meados de 2016. O novo líder da hotelaria, em Portugal, vai ficar responsável por 10 espaços: Fontecruz Lisboa, Lisbon Marriott Hotel, Penha Longa Resort (Sintra), Praia D'El Rey Marriott (Óbidos) e AC Hotel Porto, do grupo Marriott; Pine Cliffs Residence e Sheraton Algarve (ambos em Albufeira), os Sheraton de Lisboa e do Porto, além do Convento do Espinheiro, em Évora, do grupo Starwood.

A dona da cadeia de hotéis Sheraton estava desde abril a explorar novas opções estratégicas e financeiras. No final de outubro chegaram a ser apontados quatro interessados: grupo norte-americano Hyatt Hotels e mais três candidatos chineses, como o fundo de investimento soberano local, a Shanghai Jin Jians International Hotels e o grupo HNA.

No final de julho foi adiantada uma eventual fusão com o grupo InterContinental, o que poderia resultar na criação da maior empresa do setor a nível mundial. Esta terá sido uma das dezenas de propostas deste género recebidas ao longo dos últimos meses.

(Notícia atualizada às 12h10 com mais informação)

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt