

A viagem para o planeta Marte envolve uma paragem em Wall Street.
Depois de uma longa espera, a SpaceX candidatou-se finalmente a entrar na bolsa de valores de Nova Iorque. Em causa está o maior valor de sempre num processo desta natureza.
Detida pelo empresário Elon Musk, a SpaceX apresentou uma Oferta Pública Inicial (IPO, na sigla em inglês). A própria fundiu, em fevereiro com a xAI, a startup detida pelo mesmo empresário. Após o processo, ficou avaliada em 1,25 biliões de dólares, (1,08 biliões de euros, ao câmbio de hoje).
Agora, ambiciona ver-se avaliada em 1,75 biliões de dólares (1,5 biliões de euros), o que significaria bater o recorde para valor de IPO mais alto de sempre.
Se o processo correr como esperado, passará a ter o capital aberto a investidores de todo o mundo através de Wall Street, a bolsa de valores de Nova Iorque, mediante a venda de ações. Vai passar a integrar os índices Nasdaq e Nasdaq Texas, sob a sigla 'SPCX'.
Ao que tudo indica, este será o maior IPO de sempre, ou seja, a avaliação da empresa ao entrar em bolsa deverá ser mais elevada do que qualquer entrada anterior.
A candidatura foi apresentada há cerca de sete semanas e tornou-se na noite de quarta-feira. O anúncio surge numa altura em que a SpaceX se prepara para o lançamento para o espaço da versão mais recente da Starship, a maior nave espacial do mundo. O evento está agendado para esta quinta-feira.
Olhando para trás, os dados financeiros da SpaceX mostram as receitas a crescer 15% no primeiro trimestre, para 4,69 mil milhões de dólares. No total de 2025, o mesmo indicador atingiu 18,7 mil milhões.
No que diz respeito ao resultado líquido, foi negativo em 4,28 mil milhões de dólares no primeiro trimestre, após uma perda na ordem de 4,94 mil milhões no ano passado.
Recorde-se que também a OpenAI, dona do ChatGPT, também estará a preparar-se para entrar na bolsa de Wall Street.