Oito marcas nacionais de moda vão mostrar as novas tendências para a primavera/verão 2018 no salão parisiense Who’s Next, que abre as suas portas de 8 a 11 de setembro. Sete destas empresas contam com o apoio da Associação Selectiva moda, no âmbito do projeto de internacionalização From Portugal, que levam uma oferta diversa, que vai desde a moda de autor até à produção de soluções para embalagem.
Concreto, Kalisson, Bagoraz, Litel, Luís Buchinho, Maloka, Pé de Chumbo, Tahro são as sete empresas portuguesas que integram a comitiva portuguesa que viaja até à Who’s Next Paris, com o apoio da Associação Selectiva Moda. Participa ainda a empresa Averse.
A participação destas empresas na Who’s Next Paris, é uma ação do From Portugal 2017, uma iniciativa promovida pela Selectiva Moda e pela Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda. O projeto From Portugal 2017 é cofinanciado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020, tendo um montante de apoio elegível de 12,4 milhões de euros.
As marcas que vão viajar até Paris algumas já conhecem, bem o certame, como a Pé de Chumbo, que participa pela 21ª vez, outras vão pela primeira vez, como é o caso da Litel.
A marca Luís Buchinho dará em destaque à sua coleção para a próxima estação quente. "Apesar dos últimos acontecimentos e de se assistir a uma diminuição da afluência de buyers internacionais, nomeadamente asiáticos e do médio - oriente, Paris ainda é o epicentro de moda e captação de clientes internacionais. A aposta contínua, num stand na Who's Next para apresentação de coleções, pretende reforçar as relações comerciais já estabelecidas, bem como conquistar novos clientes e novos mercados", afirma Carla Reis, representante da marca.
Para a estreante, a Litel, o seu representante, Ricardo Carneiro, revela que "embora não seja uma feira do nosso setor de atividade, o que nos atraiu foi o facto dos visitantes e expositores serem os nossos potenciais clientes. Acreditamos que no final desta feira iremos sair com muitos contactos e esperamos angariar novos clientes". A empresa vai apresentar em Paris a sua gama de sacos e caixas.
"A Who’s Next é a feira mais europeia neste momento. A nossa presença não é tanto no
mercado, mas no contacto com vários compradores internacionais que visitam a feira", salienta Teresa Marques Pereira, brands development da Concreto, presença habitual no certame. Este ano darão destaque aos tricotados de verão, leves e finos, que se distinguem e caracterizam pelo seu glamour e elegância.
Também a representar a moda de autor portuguesa, a Pé de Chumbo marca presença uma vez mais no salão de Paris. A coleção em exposição é composta por três temas, festa, casual chic e streetwear. Para Alexandra Oliveira, designer da marca, "apesar de uma notória diminuição de visitantes, consideramos que este é o certame que possui mais visitantes internacionais, o que nos permite a partir de Paris vender para vários países de diferentes continentes". No que diz respeito ao número de participações, a marca portuguesa é veterana, tendo já completado 20 participações.
O salão parisiense Who's Next conta com a a presença de cerca de 700 marcas divididas por cinco àreas complementares: Fame; Private; Trendy; Urban; Studio. Realiza-se duas vezes por ano, janeiro e setembro, recebendo um total de cerca de 50 mil visitantes.