Morreu o ator Nicolau Breyner

O actor, de 75 anos, morreu esta manhã em sua casa, em Lisboa.
Publicado a

João Nicolau de Melo Breyner Lopes nasceu em Serpa, a 30 de Julho de 1940, no seio de uma família de proprietários agrícolas, mas acabaria por mudar-se para Lisboa, com os pais, onde fez todo o seu percurso académico.

Estudou canto enquanto estudava no Liceu Camões, seguiu para a Faculdade de Direito - dizia naquela altura que queria ser diplomata - mas o canudo acabaria por lhe ser entregue pelo Conservatório Nacional. Duas vezes: primeiro em Canto, depois em Teatro.

Ainda era estudante quando subiu aos palcos pela primeira vez. A peça "Leonor Telles", de Marcelino Mesquita, era dirigida por Ribeirinho e levada à cena pelo Teatro Nacional Popular, que ocupava então o Teatro da Trindade.

[caption id="attachment_519808" align="alignnone" width="772"]

Orlando Almeida / Global Imagens[/caption]

"Senhor Feliz e Senhor Contente"

Mas é na televisão que ganha fama e dimensão. Foi logo após o 25 de abril de 1974 que criou o seu primeiro programa televisivo, "Nicolau no País das Maravilhas", o mesmo que lançaria para a ribalta um outro jovem comediante: Herman José, com quem tinha a rábula "Senhor Feliz e Senhor Contente".

https://www.youtube.com/watch?v=Ub2wYA9lLCE&list=RDUb2wYA9lLCE

Na década seguinte, nos anos 1980, Nicolau Breyner aventura-se também na direção de autores e faz parte de um momento significativo da ficção portuguesa: torna-se, em 1982, co-autor da primeira telenovela portuguesa, "Vila Faia".

O seu percurso profissional está então imparável e segue-se a fundação da sua própria produtora de televisão. Na NBP Produções – hoje Plural Entertainment –, Nicolau Breyner faz de tudo um pouco e revela-se um homem de sete ofícios: é administrador, produtor e realizador, e faz tudo isto sem nunca pôr de lado a representação.

Autor das sitcoms "Eu Show Nico" e "Euronico", fez várias passagens também pelo grande ecrã (quase cinquenta) e foi graças a elas que recebeu três Globos de Ouro para Melhor Ator, com "Kiss Me" (2004), "O Milagre Segundo Salomé" (2004) e "Os Imortais" (2003).

Nicolau Breyner estava atualmente a participar nas gravações da telenovela da TVI "A Impostora".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt