A mulher, Susan Bay Nimoy, explicou ao jornal que foram os muitos anos como fumador que levaram o ator a adoecer, ainda no ano passado, e que desde a semana passada que estava internado no hospital.
Mr. Spock era um dos personagens mais reconhecidos do Star Trek, por causa das suas orelhas pontiagudas e da franja rente e bem aparada, e ainda pela sua saudação: as mãos em V acompanhadas da frase: "Live long and prosper".
Na série, que estreou na NBC a 8 de setembro de 1966, Mr. Spock era da espécie vulcano e era o primeiro oficial comandante do capitão James T. Kirk, interpretado por William Shatner. Os dois juntos lideravam a nave espacial USS Enterprise.
A série original teve apenas três temporadas, terminando em 1969, mas outras lhe seguiram, com outros atores, mas sem Mr Spock. Nimoy voltou, contudo, a interpretar o personagem noutras circunstâncias, nomeadamente no filme Star Trek, realizado por JJ Abrams em 2009 onde faz de Spock Prime e onde Zachary Quinto faz de Spock.
[jwplayer url="https://www.youtube.com/watch?v=8Ppo5YIYwTM" vtype="yt"]
Apesar de ter ficado conhecido por ser o Mr. Spock, Leonard Nimoy não era apenas Spock. Ator clássico, era também poeta, músico, realizador e fotógrafo.
Chegou mesmo a ser algo crítico do personagem. "Está tudo nas orelhas. Cinco palavras. É o que eles querem ouvir, não é", disse em 1968 a um jornalista do New York Times. Aliás, a sua autobiografia, publicada em 1975, intitulava-se "I Am Not Spock" (Eu Não Sou Spock).
Mais tarde, em 1995, Nimoy já estaria mais confortável com o seu papel na cultura pop e escreveu um outtro livro, "I Am Spock" (Eu Sou Spock).