Multibanco no telemóvel: SIBS lança MB Way

Mais fácil que isto, só se for às compras sem pagar. É esta a ideia por detrás do novo serviço da SIBS, responsável pela rede Multibanco. O MB Way vai permitir pagar usando apenas o número de telemóvel, através de uma aplicação para iOS (Apple) e Android (Google), e também introduz transferências bancárias de um smartphone para outro. Foi desenvolvido a pensar nas compras online, mas pode ser usado em lojas físicas.
Publicado a

"Isto não é mais que usar o multibanco no telemóvel", explica Teresa Mesquita, diretora do departamento de gestão de produto da SIBS. A sociedade passou o último ano e meio a desenvolver a tecnologia e dedicou-lhe "uma percentagem muito interessante do que dota ao desenvolvimento de novos produtos", segundo o administrador Luís Flores. Cerca de 80% dos bancos a operar em Portugal já estão a integrar o produto - todos os grandes se incluem - e vão começar agora os projetos-piloto.

A solução funciona da seguinte maneira: o utilizador descarrega a aplicação MB Way para o seu smartphone e regista-se, criando um código PIN para associar ao número de telemóvel, ou uma palavra-passe para associar ao email (como se faz com o PayPal). Escolhe depois que cartões de débito e crédito quer utilizar com o serviço, e não precisa de fazer mais nada. A partir daí, poderá fazer pagamentos em lojas online ou lojas físicas usando o número de telemóvel + PIN ou email + password.

Ou seja, o comerciante nunca tem acesso ao cartão bancário, nem a qualquer outro dado. Quando o utilizador fizer compras num site ou for a um restaurante que inclui o sistema, só tem de fornecer o número de telemóvel. Recebe então uma notificação para pagar o valor e fá-lo dentro do seu próprio smartphone. Tudo com os mesmos níveis de segurança e encriptação que a SIBS usa para as transações Multibanco.

Os bancos envolvidos vão começar a dar códigos aos clientes para que usem o sistema nos seis meses em que durará a fase do projeto-piloto. Depois, em abril de 2015, a aplicação é aberta a toda a gente. "Para o comerciante, é uma forma de converter mais vendas", diz Teresa Mesquita. "A redução da taxa de abandono é muitíssimo importante para o comércio eletrónico", indica, revelando que números europeus apontam para 60% a 70% de compras online que acabam por não acontecer na fase de pagamento. "Para o cliente, é o conforto. É algo do seu banco, de uma entidade em quem confia."

Uma segunda funcionalidade inovadora do serviço é a possibilidade de fazer transferências bancárias instantâneas, sem NIB (número de identificação bancária). A pessoa entra na aplicação e faz a transferência usando exclusivamente o número de telemóvel do destinatário. Se este não for utilizador de MB Way, só tem de fazer a descarga, associar um cartão bancário e aceitar a transferência. O dinheiro fica disponível de imediato na conta, independentemente de serem bancos diferentes. O preçário será definido pelos bancos.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt