A Raize já arrancou com a sua plataforma de depósitos a prazo, com a remuneração a atingir os 1,25% brutos para um prazo de 36 meses. O montante mínimo é de 5.000 euros. As taxas de juro brutas oscilam entre os 0,5% no prazo a seis meses e 1,25% a 36 meses, com as taxas de juro líquidas a fixarem-se, respetivamente em 0,36% e 0,9%.
Os depósitos são fornecidos pelo Banco Português de Gestão e estão cobertos pelo Fundo de Garantia de Depósitos até ao montante de 100.000 euros por pessoa, em cada banco.
Mas será que esta nova plataforma de depósitos oferece depósitos mais atrativos do que os disponibilizados pelos bancos em geral?
Em março de 2019, a taxa de juro média dos novos depósitos até um ano de sociedades não financeiras foi de 0,10%, menos um ponto base do que no mês anterior, segundo o Banco de Portugal. Nos particulares, o valor médio da taxa de juro dos novos depósitos até um ano reduziu um ponto base, para 0,12%, o que representa um novo mínimo histórico.
Segundo uma análise da Deco Proteste, é possível obter a mesma taxa anual nominal líquida 0,9% com a subscrição de depósitos a 12 meses no Banco Invest. Está acima da estimativa do Banco de Portugal para a inflação em 2019, de 0,8%.
Mas de acordo com a Deco Proteste, os melhores depósitos são a três meses. Na banca online encontram-se ofertas, em especial para novos clientes, com uma remuneração mais alta.
"Quatro bancos oferecem 2% brutos aos novos clientes, ou seja, 1,4% líquidos: o Best, o BiG, Carregosa e Banco Atlântico Europa", refere a Deco na sua mais recente análise sobre depósitos, publicada a 22 de maio.
Para subscritores da Proteste Investe, a Deco tem uma parceria com o Banco BiG que dá acesso a um "Super Depósito a três meses remunerado à taxa anual nominal bruta de 2,4%, ou seja, 1,7% líquida".
Mesmo comparando com outro mercado de depósitos europeu, a plataforma da Raize oferece taxas de juro mais baixas.
O Banco BNI Europa dá acesso à plataforma da Raisin, onde estão disponíveis 17 depósitos com taxas de juro líquidas que vão até aos 1,2%. As maturidades variam, tal como os montantes mínimos. Mas estes depósitos estão cobertos pelo sistema de garantia de depósitos de cada país.