O que faz um bom líder?

Que qualidades fazem um bom líder? Que fatores contribuem para um bom desempenho em termos de liderança?
Publicado a

Margarida Pedrosa, coordenadora do programa em Desenvolvimento Pessoal e Liderança Integral da Porto Business School, explica o que separa um bom líder dos... outros.

Ao Dinheiro Vivo, a especialista em executive coach da Porto Business School, enumera os quatro fatores que mais contribuem para o desempenho de uma liderança integral.

Leia aqui:

"4 fatores que contribuem para o desempenho de uma liderança integral

O termo liderança integral está muito associado a um dos maiores especialistas da área, Ken Wilber. Do conjunto das suas obras, destaca-se o livro denominado "A Theory of Everything".

Saiba mais sobre o autor Ken Wilber aqui

1. Uma perspetiva holística do mundo, por parte do líder, ilustrada num mapa com quatro quadrantes: pessoa, comportamento, sociedade e cultura e sistemas. O líder deve saber escolher a que mais de adequa a uma determinada situação (AQAL" que representa um anacronismo para "all quadrants, all lines, all levels, all states and all types."). Esta perspetiva fornece um terreno sólido para o aparecimento de novas ideias e novos negócios, evidenciando claramente a sustentabilidade como um fator chave de sucesso.

2. Uma visão integral por parte do líder, visão essa que deve incluir várias linhas de desenvolvimento (matéria, corpo, mente, emoção, espírito e a moral), expressas nas pessoas, cultura e natureza. Esta visão procura ser compreensiva, equilibrada e inclusiva e estende-se a várias áreas de atividade como a ciência, arte, biologia, medicina, gestão, entre outras. A procura da maturidade psicológica associada à capacidade intelectual, em diferentes domínios da vida do líder - profissional, pessoal, lazer, comunitário, entre outros - aporta-lhe uma riqueza mais integradora de si, das equipas, da organização, dos negócios e do mundo.

3. Consciência de Si Próprio: Líderes que se conhecem melhor a si próprios, lidam melhor com as equipas e com a mudança, sobretudo num ambiente numa lógica de processos e de gestão por projeto, trabalho em rede, onde a capacidade de relacionamento é fundamental. O desafio da descoberta de si enquanto pessoa, e a sua influência na liderança é decisiva para desenvolver uma abordagem de gestão mais integradora, mais relacional e comunitária. O sucesso de uma mudança transformacional está relacionado com o nível de consciência com que a mesma é gerada e conduzida - nomeadamente pelo CEO, C...Os, equipa de gestão - e pelo envolvimento das equipas de trabalho.

4. Potencial energético: o líder deve treinar e criar o hábito de definir e acompanhar, não só os seus objetivos de desenvolvimento pessoal e profissional, como também os das suas equipas de trabalho, numa perspetiva transformacional. No seu trabalho, deve explorar alternativas, focalizar planos de ação e implementar as suas escolhas, com um propósito de evolução mais humanista. Isto tem um impacto positivo no enquadramento das organizações, também elas muito responsáveis pela afetação de seus recursos. É fundamental existir sustentabilidade em todas as linhas de desenvolvimento."

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt