A Apple é a marca favorita dos filmes que chegaram ao topo da bilheteira . nos Estados Unidos. Os produtos da marca apareceram em 17 dos 40 filmes . mais vistos nesse mercado. . Os 42,5% de product placement (em que . produtos de marcas surgem nos filmes) obtidos pela Apple em 2011 . garantiram-lhe o prémio Overall Product Placement, atribuído pelo . Brandcameo Product Placement Awards, do Brand Channel. A Apple ganhou por larga margem face aos seus concorrentes mais diretos, a Dell, Chevrolet e a Ford que . obtêm cada apenas 22,5% de presença nos filmes vistos. Seguem-se a . Cadillac, a Coca-Cola e a Mercedes-Benz com 17,5% de presença nas . produções cinematográficas. . A Apple é, de resto, dominante em . termos de product placement, tendo os produtos da marca aparecido em . mais de um terço dos filmes que alcançaram o topo das bilheteiras desde . 2001 até ao ano passado: Ou seja, em 129 dos 374 dos filmes mais vistos . nas salas de cinema. Neste campo só a Ford consegue um melhor resultado: . 153 presenças. . A Apple assegura que não paga pelo uso dos seus . produtos nos filmes. Mas, de acordo com as contas realizadas pela Row . Analytics, citados pelo site da Brand Channel, só os mais de 5 minutos em . que a Apple aparece em Missão Impossível: Operação Fantasma valeriam . 23,5 milhões de dólares. O caso Missão Impossível é curioso por outros . motivos. É que, apesar da Samsung ter um acordo de patrocínio com o . filme protagonizado por Tom Cruise, isso não impediu que os iPhones e os . Macs roubassem cenas à marca sul-coreana. . Veja o trailler do filme aqui. . Filme com mais product placement . Setenta . e um foi o número de marcas e produtos visíveis no Transformers 3, mais . sete do que o vencedor do Achievement in Product Placement in a Single . Film do ano passado, o Homem de Ferro 2. No seu todo a franchise com . base na linha de brinquedos da Hasbro tem-se revelado um verdadeiro . magneto para as marcas: 78 no primeiro filme e 47 no seguinte. . Veja o trailler do filme aqui. . O jornal mais amado pelos filmes: USA Today . O . jornal fundado em 1982 teve a sua estreia cinematográfica no ano . seguinte com The Man who Loved Women, com Burt Reynolds, e desde aí . nunca mais parou. O ano passado o título apareceu em quatro dos filmes . mais vistos nos Estados Unidos: Contágio, Sexo Sem Compromisso, Thor e . Transformers 3. Segundo o agente de product placement do jornal, Norm . Marshall, o jornal nunca pagou pela sua aparição no cinema e que, a . simpatia dos produtores e realizadores pelo USA Today se deve ao que . chama uma "abordagem holística". Product Placemente favorito de sempre? . Noiva em Fuga. Inicialmente, Richard Gere iria representar um jornalista . do New York Times. "Passou a ser um repórter do USA Today em parte . porque permitimos que os produtores usassem os escritórios", diz . Marshall. . O Brandcameo atribuiu-lhe o prémio Lifetime Achievement Product Placement.