Os êxitos de bilheteira adoram a Apple

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A Apple é a marca favorita dos filmes que chegaram ao topo da bilheteira

nos Estados Unidos. Os produtos da marca apareceram em 17 dos 40 filmes

mais vistos nesse mercado.

Os 42,5% de product placement (em que

produtos de marcas surgem nos filmes) obtidos pela Apple em 2011

garantiram-lhe o prémio Overall Product Placement, atribuído pelo

Brandcameo Product Placement Awards, do Brand Channel. A Apple ganhou por larga margem face aos seus concorrentes mais diretos, a Dell, Chevrolet e a Ford que

obtêm cada apenas 22,5% de presença nos filmes vistos. Seguem-se a

Cadillac, a Coca-Cola e a Mercedes-Benz com 17,5% de presença nas

produções cinematográficas.

A Apple é, de resto, dominante em

termos de product placement, tendo os produtos da marca aparecido em

mais de um terço dos filmes que alcançaram o topo das bilheteiras desde

2001 até ao ano passado: Ou seja, em 129 dos 374 dos filmes mais vistos

nas salas de cinema. Neste campo só a Ford consegue um melhor resultado:

153 presenças.

A Apple assegura que não paga pelo uso dos seus

produtos nos filmes. Mas, de acordo com as contas realizadas pela Row

Analytics, citados pelo site da Brand Channel, só os mais de 5 minutos em

que a Apple aparece em Missão Impossível: Operação Fantasma valeriam

23,5 milhões de dólares. O caso Missão Impossível é curioso por outros

motivos. É que, apesar da Samsung ter um acordo de patrocínio com o

filme protagonizado por Tom Cruise, isso não impediu que os iPhones e os

Macs roubassem cenas à marca sul-coreana.

Filme com mais product placement

Setenta

e um foi o número de marcas e produtos visíveis no Transformers 3, mais

sete do que o vencedor do Achievement in Product Placement in a Single

Film do ano passado, o Homem de Ferro 2. No seu todo a franchise com

base na linha de brinquedos da Hasbro tem-se revelado um verdadeiro

magneto para as marcas: 78 no primeiro filme e 47 no seguinte.

O jornal mais amado pelos filmes: USA Today

O

jornal fundado em 1982 teve a sua estreia cinematográfica no ano

seguinte com The Man who Loved Women, com Burt Reynolds, e desde aí

nunca mais parou. O ano passado o título apareceu em quatro dos filmes

mais vistos nos Estados Unidos: Contágio, Sexo Sem Compromisso, Thor e

Transformers 3. Segundo o agente de product placement do jornal, Norm

Marshall, o jornal nunca pagou pela sua aparição no cinema e que, a

simpatia dos produtores e realizadores pelo USA Today se deve ao que

chama uma "abordagem holística". Product Placemente favorito de sempre?

Noiva em Fuga. Inicialmente, Richard Gere iria representar um jornalista

do New York Times. "Passou a ser um repórter do USA Today em parte

porque permitimos que os produtores usassem os escritórios", diz

Marshall.

O Brandcameo atribuiu-lhe o prémio Lifetime Achievement Product Placement.

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