Depois de dez anos a trabalhar nos departamentos de comunicação e projectos do Pingo Doce, Nuno Carvalho, 33 anos, decidiu: ou continuava a apostar numa carreira no grupo empresarial onde tinha crescido [entrou como estagiário] ou saía e lançava-se num projecto próprio. Abandonou o trabalho.
"Pensei desvincular-me deste mundo das comidas. Procurei negócios diferentes mas senti uma falta de empatia tremenda. Decidi: realmente o que eu gosto é de comida", conta o gestor ao Dinheiro Vivo.
O clique deu-se durante uma viagem de carro: a carrinha de uma panificadora fê-lo pensar no negócio do pão e dos bolos, antes pequenos projectos familiares e de bairro, agora massificados. "O mercado das pastelarias é tipicamente português. Todos temos o hábito da bica, dos cafés, dos lanches. Mas a falta de qualidade na oferta global do negócio é muito grande. São negócios tipicamente familiares e nunca muito organizados na perspectiva de gestão...portanto, não há marcas fortes a trabalhar", justifica.
O passo seguinte passou pela criação d'A Padaria Portuguesa que pretende ser uma cadeia de lojas, num mercado que vale 5 mil milhões de euros em Portugal. "Estas romarias de que os portugueses gostam muito, aos grandes hipermercados, acabaram por criar um movimento oposto à vida de bairro. Mas a vida de conveniência de bairro é do mais útil que há para a vida das famílias. Se eu tiver uma mercearia ou um supermercado com qualidade a preços baixos, não vejo necessidade de ir a outros sítios fazer compras. A Padaria Portuguesa cai nesse formato: devolver aos bairros a vida de bairro e o produto de qualidade a preço baixo. Pão e bolos", esclarece.
Nuno quer integrar a padaria na vida dos bairros, criando uma rede semelhante à do gigante norte-americano. "A Starbucks teve um papel determinante na vida dos bairros. Era o centro da notícia do dia, onde as pessoas podiam estar, ver e ser vistas, partilhar as alegrias e as tristezas à volta de um programa de café. O que eu gostava era que A Padaria fosse era o Starbucks do pão".
Retrato
A Padaria Portuguesa foi fundada em 2010. Neste momento, a empresa tem três lojas: Campo Pequeno e Campo de Ourique (Lisboa) e Vila Franca de Xira. Na fábrica, em Samora Correia, Nuno desenvolve as receitas em conjunto com os padeiros e os pasteleiros. Na empresa trabalham 40 pessoas.