Perdido no aeroporto? easyJet já tem assistente virtual por GPS

Chegar ao aeroporto e procurar o número e a localização da porta de embarque deixou de ser uma complicação. A easyJet anunciou esta quinta-feira, em Milão, um novo sistema de notificação e acompanhamento dos passageiros que promete facilitar todos os passos do cliente desde o momento em que entra no aeroporto. O Mobile Host junta notificações e sistema de encaminhamento por localização.
Publicado a

Como funciona? Imagine receber uma mensagem no seu telemóvel assim que estaciona perto do aeroporto a dar-lhe as boas vindas e, minutos depois, uma nova a indicar o número do check-in ou do balcão da bagagem. Quando a hora do embarque se aproximar, a companhia envia uma nova mensagem com o número da porta de embarque. E, para que o passageiro não se perca, ainda indicam o caminho - o sistema por detrás é o Indoor Map conseguido em articulação com as gestoras aeroportuárias.

A ideia é facilitar a experiência do cliente que, por vezes, tem pouco tempo para cumprir variados passos até entrar no avião. "A opção find my gate diz onde é a porta de embarque e a quanto tempo de distância se encontra. Há ainda atualização constante para que a informação esteja sempre correta", afirmou esta tarde Dan Yang, especialista em aplicações móveis da easyJet.

[jwplayer url="https://www.youtube.com/watch?v=FwHpkBg-N64&feature=youtu.be" vtype="yt"]

O sistema Mobile Host já está a ser utilizado no aeroporto de Gatwick, no Reino Unido e, até ao final do ano vai chegar a outros dez aeroportos europeus - os dez com mais tráfego para a companhia. São exemplos Milão, Paris ou Amesterdão.

Os aeroportos nacionais ainda ficarão fora destes planos mas, a médio prazo o novo sistema também chegará a Portugal. "Como os aeroportos portugueses são todos geridos pela ANA, quando o sistema chegar a Lisboa, também chegará aos restantes pontos do país", admitiu Yang ao Dinheiro Vivo, escusando-se a adiantar uma data.

Ao mesmo tempo, a easyJet está a revolucionar o seu sistema de aplicações móveis para que seja possível agendar uma viagem "em apenas um minuto". A nova app chega ainda este mês mas, para já, só estará disponível para sistemas iOS. O sistema trará novidades ao nível da informação prestada ao cliente e vai facilitar, por exemplo, o reconhecimento facial do passaporte para confirmação da identidade em menor tempo.

Para quem tem um smartwatch da Apple, a nova app já chegou com informações de voo desenhadas à medida de cada cliente.

*em Milão, a jornalista viajou a convite da easyJet

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt