Poder de compra dos portugueses é 20% abaixo da média europeia

Publicado a

O PIB per capita português ajustado à paridade do poder de compra representa cerca de 80% da média da União Europeia. No conjunto da zona euro, apenas a Eslováquia a a Estónia têm um poder de compra mais reduzido.

Dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e pelo Eurostat mostram que o PIB per capita português medido em paridade do poder de compra, estava em 2010 cerca de 20% abaixo da média da UE27, tendo mantido o mesmo lugar e valor registado em 2009.

Na comparação com os 27 Estados da UE, surgem nove países com um poder de compra mais fraco que Portugal, entre os quais se incluem a Polónia, Letónia, Roménia, Lituânia ou Bulgária.

A posição portuguesa piora se nesta comparação se tiverem apenas em conta os 17 países que integram a zona euro. Nesta caso, surge como o terceiro mais pobre, o que significa que em termos de poder de compra, os portugueses apenas são mais fortes do que os eslovacos e os estónios. De acordo com esta informação, que traduz a situação de 2010, até a Grécia surge á frente de Portugal.

No topo desta lista e bem acima de média da UE surge o Luxemburgo, onde o PIB per capita medido em capacidade de poder de compra chega aos 272%.

Em valores, estes dados traduzem um PIB per capita que no caso português era de 16244,59 euros em 2010,, enquanto no Luxemburgo ascendia a 79484,60 euros. Quando ajustados ao poder de compra, aqueles valores são de 19565,31 euros no caso de Portugal e de 66259,72 no caso do Luxemburgo.

Esta diferença ocorre por causa do ajustamento de preços que é tido em conta para se calcular a paridade do poder de compra. E é isto que explica que Malta tenha um PIB inferior ao português, mas que surja à nossa frente quando o rendimento é ajustado ao poder de compra dos cidadãos.

Os dados hoje revelados pelo INE e Eurostat abrangem um conjunto de 37 países europeus e permitem estabelecer as listas dos países susceptíveis de beneficiarem de fundos estruturais.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt