Sabendo que se pede aos estudantes quando são ainda muito jovens – sobretudo no 9º e 12º ano – para fazerem opções que ditam o seu futuro profissional, a plataforma Design the Future, com o apoio do Santander Universidades, decidiu ajudar. Todas as semanas, ao longo dos próximos meses, dará a conhecer profissões diferentes, que não nos ocorrem de imediato, mas que podem ser mesmo a resposta à tua vocação. Desta vez, dá-te a descobrir o que é um astrobiólogo.
Se vires o vídeo e consultares a respetiva página da plataforma, vais perceber que um astrobiólogo "tenta perceber como é que surgiu a vida na Terra e se existe vida noutras partes do universo". O objetivo "é saber como é que os primeiros organismos vivos terão surgido, e como se terá passado de simples moléculas orgânicas para os primeiros organismos vivos". Para isso, tem de usar a contribuição de cientistas de várias áreas "desde a física, à química, astronomia, biologia, biologia molecular, ecologia, ciência planetária, astronomia e geologia", entre outras.
Um astrobiólogo tem de ter interesse e facilidade em lidar com as ciências, ter gosto pela investigação e estar pronto a viajar – uma vez que o seu trabalho tanto é passado no laboratório, como a recolher amostras por todo o planeta – e capacidade de resiliência, já que é uma profissão de lenta progressão em termos de carreira.
Na página da plataforma Design the Future relativa a esta atividade vais descobrir, além do mais, o perfil ideal que têm de ter este tipo de profissionais e ver onde te podes formar para fazeres desta atividade a tua carreira.
[jwplayer pub="yes" url="https://www.youtube.com/watch?time_continue=6&v=xTbjOb10XOY" desc="Astrobiólogo" title="Já sabes o que queres ser no futuro? Descobre aqui o que é um..." tags="" vtype="yt"]