Quem são os dez maiores empregadores do Mundo?

São responsáveis por 18,2 milhões de postos de trabalho em todo o mundo e no ranking só se encontram três empresas privadas
Publicado a

Os dez maiores empregadores a nível mundial contavam com um total de 18,2 milhões de trabalhadores em 2015, com os três primeiros deste ranking a serem responsáveis por 7,6 milhões de postos de trabalho. Mas este é um ranking onde as empresas não dominam, subjugadas pelas armas.

Segundo o Fórum Económico Mundial (FEM) o maior empregador mundial são as forças armadas norte-americanas. O Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América conta com um total de 3,2 milhões de profissionais assalariados, mais 900 mil pessoas que o segundo maior empregador: o exército chinês, que conta com 2,3 milhões de trabalhadores.

Empresas privadas

Na terceira e quarta posição encontramos dois gigantes do tecido empresarial mundial, no caso a Walmart e o McDonald's, ainda que este último caso seja de relativizar, atenta o FEM.

A Walmart emprega atualmente 2,1 milhões de pessoas enquanto o grupo McDonalds chega aos 1,9 milhões. Mas a grande maioria destes 1,9 milhões de trabalhadores são de restaurantes cedidos em franchise. Caso estes fossem excluídos, o nível de emprego nesta cadeia alimentar cairia para 420 mil - ficando bem longe de entrar neste ranking, portanto.

A terceira empresa privada neste ranking já surge na última posição do mesmo. Falamos da Hon Hai Precision Factory, mais conhecida por Foxconn, empresa sobretudo conhecida por fabricar produtos da Apple e pelos escândalos relacionados com as condições laborais. A Foxconn emprega 1,2 milhões de trabalhadores.

Setor público.

Além das posições cimeiras dos exércitos norte-americano e chinês, o peso das entidades ou empresas estatais mantém-se em todo o ranking.

O quinto maior empregador nesta tabela é precisamente o Serviço Nacional de Saúde britânico, com um total de 1,7 milhões. Atrás de si, surgem duas gigantes estatais da China, a National Petroleum, com 1,6 milhões de colaboradores, e a State Grid, com 1,5 milhões.

Para a Índia ficam reservados os lugares oitavo e nono do ranking: Os caminhos-de-ferro indianos empregam 1,4 milhões de pessoas e as forças armadas do país 1,3 milhões.

No final da tabela, como já referido, a também privada Foxconn.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt