Quem são os jogadores que mais faturaram no futebol?

CR7, Messi e Neymar encabeçam, sem surpresa, o grupo. No top-10, feito com base nas listas da Forbes, há dois franceses e dois espanhóis sem clube.
Cristiano Ronaldo, o que mais amealhou no futebol até agora. 
Foto: AFP
Cristiano Ronaldo, o que mais amealhou no futebol até agora. Foto: AFP
Publicado a

Cristiano Ronaldo, sem surpresa, é o jogador em atividade que mais ganhou dinheiro com o futebol. Em segundo lugar, também sem surpresa, está Lionel Messi. E a completar o pódio, mais uma vez sem surpresa nenhuma, consta Neymar. O português, o argentino e o brasileiro ocupam os lugares de honra de um top 10 em que só França e Espanha têm mais de um representante. Em que Kylian Mbappé, 25 anos, é o único não trintão. E em que dois, curiosamente os do país vizinho, Andrés Iniesta e Sergio Ramos, estão, no momento, desempregados.

Vamos aos números, baseados em décadas de listas da revista Forbes compilados por Rafael Reis, colunista do portal UOL. Na frente, CR7, 39 anos, soma 1485 milhões de dólares ganhos no futebol. Convém dizer que são apenas contabilizados os salários, os bónus, os prémios de jogo e os contratos de marketing e publicidade. Logo, estão excluídos investimentos imobiliários e financeiros, participações em negócios e faturação em empresas.

Como o jogador do Al-Nassr, que começou no Sporting, passou pelo Manchester United, em duas ocasiões, pelo Real Madrid e pela Juventus, recebe, de acordo com o Sporting News, 17,75 milhões por mês, ou, segundo o diário Marca, 16,6 milhões, a campainha da caixa registadora, mais milhão, menos milhão, não para de tocar.

Messi, do Inter Miami, 37 anos, “só” ganhou 1340 milhões ao longo da gloriosa carreira, com passagens pelo Barcelona e pelo Paris Saint-Germain antes da Florida. E Neymar, 32, que trocou o Santos pelo Barcelona, o Barcelona pelo PSG e o PSG pelo Al-Hilal da mesma Arábia Saudita onde joga CR7, “modestos” 825 milhões.

O quarto classificado, a considerável distância, é Kylian Mbappé, mas com o tal detalhe etário interessante: é o único da lista abaixo dos 30, por completar 26 só em dezembro, ou seja, ninguém além do atleta do Real Madrid, ex-PSG e revelado pelo Monaco, está ainda na fase ascensional da carreira.
Em quinto, mais um francês: Karim Benzema, 36 anos, Al-Iitihad. E em sexto o único africano da lista, Mohamed Salah, egípcio, 32 anos, astro do Liverpool, embora os dois anteriores, Mbappé e Benzema, tenham raízes, muito próximas, em África.
Segue-se a dupla espanhola desempregada, Iniesta, que é o único quarentão do grupo, e Ramos, 38. E um par de atacantes de topo, Luis Suárez, que joga no único clube com dois milionários na lista, o Inter Miami do amigo Messi, e Robert Lewandowski, do Barça. 

A liga dos EUA, com os tais dois, só é superada em número de ricaços pela da Arábia Saudita, com três: a espanhola também soma dois e a Premier League, um. 

Noutra perspetiva, a revista Four Four Two listou os jogadores mais caros em transferências acumuladas. Por muitos anos quem liderou a tabela foi Nicolas Anelka, cujas trocas milionárias, às vezes litigiosas, entre emblemas do topo da cadeia alimentar deram que falar. Mas hoje, com as loucuras cometidas pelos clubes, janela sim, janela sim, o francês nem consta da tabela dos dez mais caros, liderada pelo inevitável Neymar, cuja passagem de Barcelona para Paris por 222 milhões ajudou a chegarmos a um total de 405 milhões de euros investidos nas talentosas mas frágeis pernas do brasileiro. 

Romelu Lukaku, o belga agora do Nápoles, cujas transferências acumuladas chegam a 350 milhões de euros, é segundo e CR7, terceiro. Um jogador da Liga Portugal, o benfiquista Ángel Di María, está em nono com 176,38 milhões de euros transacionados em troca dos seus serviços ao longo da carreira. 

NÚMEROS

1485

Valor, em milhões de dólares, que CR7 já recebeu ao longo da longa carreira

30

Nove dos 10 futebolistas mais ricos já são trintões – e há um quarentão. Mbappé, 25 anos, é a exceção 

2

No top-10 há dois desempregados. Mas o salário não lhes faz falta nenhuma

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt