
O grupo turístico Hotusa, detentor da marca Eurostars, totalizou receitas de 1.418 milhões de euros no ano passado, um aumento de 23% relativamente a 2022, foi anunciado.
“O grupo Hotusa encerrou 2023 com resultados históricos. Os dados económicos da empresa no último ano superaram, significativamente em todos os parâmetros, os do último exercício pré-pandemia. Assim, as receitas da organização em 31 de dezembro atingiram os 1.418 milhões de euros, um aumento de 23% em comparação com 2022”, indicou, em comunicado.
Por sua vez, o resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações (EBITDA) ascendeu a 202 milhões de euros, um ganho de 51% face ao ano anterior.
Segundo a mesma nota, para estes resultados contribuiu o crescimento do portfólio de hotéis, com mais 20 unidades, um “rigoroso controlo de custos” e o aumento da procura, que levou a uma recuperação em todos os segmentos.
A Lusa perguntou ao grupo Hotusa quais foram os resultados líquidos do exercício, mas não obteve resposta.
“[…] Encaramos 2024 com otimismo, e, ao mesmo tempo com prudência, atentos às incertezas que afetam o mercado e sempre com a mente aberta para nos adaptarmos às mudanças que ocorrem”, afirmou, citado na mesma nota, o presidente do grupo Hotusa, Amancio López Seijas.
Por outro lado, o grupo está focado em enfrentar desafios futuros, como a digitalização, o desenvolvimento tecnológico e a atração de pessoal.
O grupo Hotusa, que tem atividade em mais de 130 países, com 6.000 colaboradores, conta com três unidades de negócio – serviços hoteleiros, distribuição e exploração hoteleira.