A Digital Works nasceu em 2010,"no início como uma produtora digital para um target específico, agências de comunicação e publicidade, onde verificamos que existia uma lacuna e que os nossos serviços a poderiam colmatar", afirma o CEO, Ricardo Teixeira, que tem no seu curriculum a abertura das primeira agências a nível digital em 1997. Em dois anos a empresa abriu escritório em Londres, e já está a preparar a abertura de um outro na Europa do Norte..Em 2010, depois de vender o grupo que criou, abriu a Digital Works em Lisboa, mas "além da ideia de internacionalizar a empresa, porque acreditamos que Portugal é um bom exportador de serviços", adianta Ricardo Teixeira, decidiu criar um centro de produção.."Queríamos que a nossa equipa produtiva estivesse noutra região, que não Lisboa, permitindo assim formação fora da grande cidade e oportunidades de emprego, e a nossa escolha recaiu em Évora", frisou..No entanto, a tarefa não foi simples, "foi complicado descobrir programadores, estivemos quase a desistir, mas Évora está no centro de três polos universitários, Évora, Portalegre e Beja, e muitos jovens sem emprego nesta área, que ou optam pelo call center ou vão para Lisboa tentar a sorte". Foi assim, que o CEO da Digital Works percebeu "o enorme potencial que existia, e com um ano de formação começam a sua carreira profissional. O projeto de recrutamento teve parceria com o IEFP"..Mas, quem quer estar online com o mundo, o destino é o Reino Unido, e a Digital Works em dois anos chegou a Londres onde abriu o seu escritório, à imagem do que existe em Lisboa.."O Reino Unido era a escolha certa, é um mercado maduro, tem as mesmas marcas que Portugal, as viagens são rápidas, é uma boa solução". E escritório em Londres tem um representante inglês, "uma pessoa que já era do mercado e portanto tinha os seus contactos, tem o departamento comercial e gestão de projetos", frisa Ricardo Teixeira..De uma forma prática, "o desenvolvimento e criação do produto da Digital Works é executado em Évora, e gerido e vendido a partir dos escritórios de Lisboa e Londres"..Como produtora digital, a empresa trabalha sobre o que o cliente pretende, "damos vida às ideias usando as tecnologias mais eficientes, que contribuam para a valorizar e atingir os melhores resultados", explicou o CEO da empresa..Garante, que "seguem a metodologia AGILE/SCRUM que nos permite construir qualquer formato digital, com a máxima eficiência ao longo de todo o processo, garantindo sempre eficácia, qualidade e cumprimento de prazos". E acrescenta, como as equipas da Digital Works "estão organizadas em alvéolos independentes de quatro elementos que reúnem todas as competências e conhecimento, permite que um projeto siga um percurso lógico e otimizado tendo sempre em vista a sua concretização eficiente"..A Digital Works fornece projetos digitais para mais de 100 marcas em todo o mundo. A equipa de programadores, designers e gestores de projeto "multidisciplinar permite equilibrar os recursos diariamente para garantir que cada projeto é entregue com a máxima eficiência e com rápida implementação"..O crescimento da empresa, que no primeiro semestre deste ano faturou mais 300 mil euros que no total do ano passado, que rondou os 900 mil euros, e conta atualmente com 39 colaboradores. Os projetos mais pequenos foram abandonados, e os clientes são agora grandes empresas em Portugal, como a Groundforce, ou em Inglaterra, como a JJ Food Sevice. As perspetivas "são de crescimento até final do ano, na ordem dos 70%, e contratar mais seis ou sete colaboradores"..Além disso, Ricardo Teixeira revela que a Digital Works estará num país da Europa do Norte no início do próximo ano. "Temos preços interessantes para oferecer e estamos à procura do local bem como da pessoa, que terá que ser do país, tal como em Londres, para gerir o negócio, porque são essas pessoas que conhecem o mercado, tem experiência profissional e poupamos muito tempo e aborrecimentos".