Já era possível guardar alguns documentos na aplicação móvel do Estado id.gov.pt. Mas até então para mostrá-los às autoridades quando solicitados e estes serem válidos, era necessário a validação por parte de uma terceira pessoa através da leitura de um QR Code..Agora, com a aprovação da proposta de lei de alteração à Lei da Chave Móvel Digital, os documentos digitais passam a ter a mesma validade dos originais e podem ser substituídos pela aplicação móvel..A id.gov.pt é uma aplicação gratuita para smartphone, disponível na App Store, para iOS, na Play Store, para Android, e na AppGallery, para a Huawei. Na aplicação pode, atualmente, guardar e consultar alguns dos seus documentos:.· Cartão de cidadão;.· Carta de condução;.· Documento único automóvel (DUA, certificado de matrícula);.· Cartão da ADSE;.· Cartão de funcionário;.· Cartão de antigo combatente;.· Identificação digital da defesa;.· Cartão nacional de dador de sangue;.· Cartão único portuário;.· Cartão de profissional da cultura;.· Cartão de assistência na doença aos militares;.· Cartão jovem..Leia também: Renovação automatizada da Carta de Condução a partir de uma app já está disponível .Para adicionar documentos na aplicação id.gov.pt precisa de ter Chave Móvel Digital ativa. Depois de instalar a aplicação no seu telemóvel, terá de autenticar-se com a Chave Móvel Digital para adicionar os documentos pessoais disponíveis através deste serviço..Pode escolher adicionar os documentos um a um ou todos os disponíveis e carregá-los de uma vez..Concluído esse processo, os documentos passam a estar disponíveis na aplicação numa "carteira digital". A partir da lista, vai poder consultar os dados dos cartões, identificar-se perante as autoridades ou exportar um documento em formato PDF com certificado digital, que poderá enviar por e-mail..A aplicação funciona sem estar ligada à internet, mas, desta forma só se consegue consultar os dados dos documentos digitais guardados..Leia também: Cartão do Cidadão com contactless é uma das 18 medidas do novo Simplex.Pode pedir a Chave Móvel Digital presencialmente, em qualquer balcão do Instituto dos Registos e do Notariado (IRN), da rede de Espaços Cidadão e Espaços Empresa. Mas também o pode fazer online, seguindo os passos abaixo:.· Aceda ao website Autenticação.Gov;.· Selecione a opção "Pedido de Chave";.· Clique em "b. Ative usando os seus dados de acesso ao Portal das Finanças";.· Faça o seu login no Portal das Finanças;.· Crie um novo registo com o seu email e número de telemóvel;.· Vai receber uma SMS com um código de segurança que deverá depois inserir no campo indicado para o efeito..Depois, num espaço de dias vai receber também uma carta, na morada indicada, com o respetivo PIN. A partir do momento em que tiver esta carta já poderá recorrer à Chave Móvel Digital.Leia também: Precisa de renovar documentos em casa? Use a Chave Móvel Digital