Saiba já qual será o valor do seu reembolso no IRS

Simulador da ComparaJá, que este ano está também disponível para os trabalhadores independentes, permite prever de forma gratuita o valor aproximado de reembolso ou do montante a pagar referente ao IRS.
Saiba já qual será o valor do seu reembolso no IRS
Publicado a

Quando chegamos a esta altura do ano, com o aproximar da época de apresentação da declaração de IRS referente aos rendimentos auferidos em 2023 (de 1 de abril até 30 de junho), muitos contribuintes querem já saber se terão direito a reembolso ou se terão de pagar imposto. O ComparaJá lançou esta terça-feira um simulador gratuito que permite "prever já o valor aproximado de reembolso ou do montante a pagar, preparar possíveis pagamentos, verificar a existência de erros e corrigi-los antes da entrega do IRS", segundo explica em comunicado a empresa de finanças pessoais. Este ano, o simulador está também disponível para os trabalhadores independentes.

Entretanto, foi prorrogado até dia 28 de fevereiro o prazo para os contribuintes validarem as faturas, através do portal eFatura, que vão servir de base ao cálculo das deduções no IRS. O ComparaJá destaca que "há ainda outros passos relevantes a não esquecer, nomeadamente a contestação das deduções à coleta, se necessário, para assegurar uma avaliação justa, e a escolha das entidades para consignação do IRS e IVA". 

Para o bom cumprimento das obrigações fiscais, os contribuintes devem conhecer o calendário com as principais datas neste processo, para que não falhem prazos. O incumprimento destes prazos pode levar a perdas de direitos e até multas que poderão ir dos 150 euros aos 3750 euros.

O ComparaJá resume as datas importantes, a partir de agora:

Março:
Dia 15: Consultar os montantes das deduções à coleta relativas a despesas já declaradas.
De dia 16 até dia 31: Contestação dos valores das deduções à coleta, caso seja necessário.
Até ao Dia 31: Verificar se o IBAN no Portal das Finanças está correto para receber o reembolso de IRS. Se inscrito como Residente Não Habitual (RNH), opte pela tributação neste regime. Escolha a entidade para consignar o IRS e IVA, se aplicável.
Abril a Junho:
De 1 de abril até 30 de junho: Entrega da declaração do IRS referente aos rendimentos de 2024.
Julho:
Até ao dia 31: Entrega da nota de liquidação do IRS, se tudo estiver entregue nos prazos legais.
Agosto:
Até ao dia 31: Pagamento de impostos adicionais ao Estado, se necessário.

Veja aqui o simulador de reembolso do IRS em 2024, lançado pela ComparaJá.

(Nota: notícia atualizada após o Ministério das Finanças ter anunciado a prorrogação do prazo para validação das faturas até dia 28 de fevereiro)

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt