A fatura é uma das provas de que adquiriu um determinado produto. Por isso, a maior parte dos estabelecimentos pede este talão em caso de necessidade de troca. Se o perder, posso reclamar a troca do produto? Segundo a DECO, antes de pagar, deve sempre informar-se sobre a política de trocas e devoluções da loja..E lembre-se que não existe qualquer obrigação legal que force as lojas a trocar artigos. No entanto, muitos estabelecimentos, por uma questão de política comercial adotam esse sistema. É aconselhável confirmar a política de trocas das empresas, reforça a DECO..Provavelmente, vai ser muito difícil fazer a troca de um produto que já comprou se não tiver o talão em sua posse. Na fatura, consta o nome, a morada e o número de contribuinte do estabelecimento comercial, o dia e a hora da compra, o terminal de pagamento automático e o número da transação. Além disso, inclui o número do seu cartão multibanco, do comerciante, o nome do consumidor e da entidade emissora e o montante a pagar..Quando compro um eletrodoméstico é mesmo preciso guardar a caixa? A caixa é necessária para a troca?.Com certeza já lhe aconteceu chegar a casa, abrir a caixa no caso de um produto empacotado, e deitar a caixa para o lixo. Nestes casos, deverá mais uma vez ter em atenção a política de devoluções do estabelecimento onde fez a compra..A DECO lembra que "se a política de trocas e devoluções da loja exigir a embalagem devemos conservar a mesma." O mesmo não acontece no caso de o produto já ter um defeito antes de o comprar. Nesse caso, está protegido pela lei. "A lei prevê que no caso de desconformidade do bem o consumidor ter direito a exigir a reposição dessa conformidade, seja através de reparação, substituição do bem, redução do preço ou mesmo resolução do contrato com devolução do montante. Neste último caso não é necessário conservar a embalagem", lembra a DECO. .Leia também: Os saldos de verão chegaram. Conheça as melhores regras.Nas vendas celebradas à distância e fora do estabelecimento comercial, o bem pode ser devolvido dentro do período de cancelamento. Neste caso, o consumidor tem direito ao reembolso do preço e das despesas de envio, contudo, deverá pagar as despesas de devolução..No entanto, não suportará os custos de devolução se: o vendedor se oferecer para o recolher; se tiver sido acordado entre as partes que será o fornecedor a suportar os custos dos portes e, ainda, se não tiver sido informado previamente que tem o dever de suportar estes custos.