Seja produtivo: 10 conselhos de grandes líderes

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A produtividade elevada é a quimera de todas as economias e um dos factores de maior pressão no mercado de trabalho. As pessoas são constantemente recordadas da necessidade de serem mais eficientes, em defesa da corporação onde trabalham. Mas como é óbvio, não é o trabalho escravo que aumenta a produtividade. Há pequenos truques que podem ajudar. Como explicam a seguir vários líderes de diferentes áreas.

Arianna Huffington: Largue tudo e vá dormir. A presidente e directora do grupo de média Huffington Post gere um universo online que atrai 250 milhões de visitantes por mês, o que a obriga a estar disponível para uma série de tarefas diferentes. Mas se muitos líderes dizem que pouco precisam de dormir, Arianna confessa que o truque para se manter em forma e produtiva e parar com o que está a fazer para desfrutar de uma boa noite de sono.

Larry Page: Despeça o seu assistente. Um dos fundadores do Google tem como objectivo trazer de volta ao gigante da Web o espírito de uma start-up. Isto significa passar por cima da burocracia e maximizar as oportunidades. Para tal, Page tem encorajado os seus empregados a trocarem os gabinetes por locais de trabalho em open-space e decidiu ainda ver-se livre dos seus assistentes. Porquê? É que muitas pessoas apenas interpelavam os assistentes se queriam falar com Page. Agora, têm mesmo que se aproximar dele.

Stephen King: Acima de tudo, seja consistente. Escritor de sucesso, já publicou 49 livros que venderam 350 milhões de exemplares, Stephen King dá um conselho aos aspirantes a escribas: escrevam todos os dias. King escreve pelo menos dez páginas diariamente, incluindo fins-de-semana e feriados. Embora não seja um empreendedor, é um paradigma da produtividade.

Richard Branson: Exercite-se! Líder do grupo Virgin, que conta com cerca de 200 subsidiárias, Branson desdobra-se facilmente em várias tarefas. A sua dica para aguentar esta performance é o exercício físico. Numa entrevista com Tim Ferriss, Richard Branson contou que fazer exercício físico com regularidade acrescentou-lhe, pelo menos, mais quatro horas de produtividade aos seus dias.

Jana Eggers: Treine para ser de ferro. Exercício físico e um hobby radical são as propostas de uma das fundadoras do SureCruise.com. Embora saiba que o triatlo, por exemplo, não é para todos, Eggers advoga a escolha de algo que obrigue a concentração e disciplina. E não precisa de ser algo que necessariamente castigue o corpo. Pode ser cozinhar, jardinagem ou dança. O importante é escolher algo em grande e dedicar-se a ela.

Ram Shriram: Faça um diário. Investidor de risco e membro da administração do Google, Ram Shriram considera que a melhor forma de se manter no caminho da produtividade é ter um diário. A ideia, diz, não é andar à cata de erros, mas sim criar uma espécie de manual sobre o que funciona, ou não, no seu negócio. Quem estiver documentado vai sempre lembrar-se quando voltar a ser confrontado com uma situação semelhante.

Gary E. McCullough: Dê às pessoas metade do tempo que pediram. Um antigo capitão do exército americano, Gary E. McCullough preza muito a eficiência e a capacidade dos seus colaboradores serem breves, claros e directos ao assunto. Actualmente CEO da Career Education Corp., refere que quando as pessoas lhe pedem algum tempo, geralmente não precisam dele na totalidade para executarem determinada tarefa. Por isso, quando alguém lhe diz que precisa de uma hora ele dá 30 minutos. Se disserem 30 minutos passam a ter 15. Na sua opinião, isto força as pessoas a serem claras e concisas.

Stephen Gillett: Jogue World of Warcraft. Alguns especialistas dizem que quem se dedica aos jogos virtuais pode dar valiosas lições de liderança e de resolução de problemas. Stephen Gillett, da Starbucks, é um dos melhores jogadores do mundo de World of Warcraft, um jogo que, diz, tem sido uma lição para a tomada de decisões. Numa entrevista à revista Wired, Gillett afirmou que durante muito tempo se preocupou por não ter o necessário para executar um trabalho. Agora, esta dificuldade transformou-se numa demanda. E ao estar disponível para improvisar, regra geral encontra os recursos e as pessoas necessárias a cumprir a tarefa.

Carol Smith: Tire ao Domingo tempo de Segunda-Feira. Por estranho que isto possa parecer, a verdade é que para Carol Smith, executiva da Harper"s Bazaar, dedicar algumas horas de Domingo a trabalhar poupa-lhe tempo para o dia seguinte. Numa entrevista ao The New York Times, Smith adiantou que todos os domingos vai até ao trabalho pelo menos quatro horas para ver os emails. Quando chega à segunda de manhã, assegura, o momento é tranquilidade.

Penn Jillette: Esqueça os contratos. Para estes entertainer, os contratos devem ser feitos entre as pessoas e não em papel. No seu entender, toda a burocracia e os pequenos detalhes de que são feitos os contratos são uma perda de tempo que levam a negociações intermináveis e pilhas de papéis inúteis. Quanto mais se envolveu no mundo do espectáculo, menos lia contratos. E agora nem se dá ao trabalho. Se não consegue fechar o negócio com um telefonema, é porque não vale a pena. Porque o negócio faz-se com a pessoa, não com o contrato, diz Jillette.

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