Desenganem-se aqueles que pensam que no fim do liceu os nerds irão vingar-se, porque serão mais bem sucedidos.
Pois,
de acordo com um estudo recente são os mais populares no liceu que,
passados vários anos desde a formação, serão os mais bem sucedidos até
ganhando salários superiores.
Um grupo de investigadores pegou
num estudo da Wisconsin Longitudinal, feito junto de mais de 10 mil
homens e mulheres que se formaram num liceu de Wisconsin, em 1957.
Nesse
estudo, os alunos foram convidados a listar três pessoas que
consideravam seus amigos mais próximos. Aqueles que tiveram seus nomes
escritos mais abaixo foram considerados os mais populares.
Mais
de cinco décadas depois, o mesmo grupo de investigadores voltou aos
dados para ver o que poderia retirar sobre essa popularidade. E
observou, desde logo, que os elementos mais populares provem de
ambientes familiares estáveis e calorosos. Depois, contrariando todo e
qualquer estereótipo de nerd, estudantes mais inteligentes (e também
mais velhos) tinham a tendência para receber mais amizade do que os
alunos mais novos ou menos inteligentes. Já a condição financeira da
família parece ter um papel menor na popularidade.
No futuro,
concretamente ao fim de 35 anos, defendem os investigadores, os alunos
mais populares ganharam 2% mais do que seus pares. Isso é quase a metade
(40%) da diferença de salário dos alunos que provém de um ano com mais
educação.
Ou seja, se um aluno partiu de um percentil 20 de
popularidade para 80, o seu salário será 10% superior, 40 anos depois.
"Isto era a verdade após a contabilização de uma série de variáveis
distintas, incluindo história familiar, a qualidade da escola, a
capacidade cognitiva e traços de personalidade do adulto", justifica o
Washington Post, que cita as algumas conclusões dos autores.
As
ligações que os alunos populares fazem na escola podem levar a mais
oportunidades no caminho, mas os investigadores optam pela explicação
mais simples: as características que tornam um estudante querido de
muitos são as mesmas que o fazem bem sucedido no mercado de trabalho.
Significa
isto dizer que as relações intersociais no liceu "treinam
personalidades individuais para serem socialmente adequadas para uma
performance de sucesso nas funções em adultos", conclui o estudo.
Em
suma, rematam os investigadores: "Consistente com nosso ponto de vista,
interpretamos a medida de popularidade é como uma medida do stock de
habilidades sociais de um indivíduo em particular."