Tabaqueira lança nova categoria de tabaco e abre loja no Chiado

Portugal é o quarto país a receber os HeatSticks. Lei é omissa sobre se se podem ou não fumar em espaços públicos.
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A Tabaqueira acaba de lançar um nova categoria de tabaco, os HeatSticks, comercializados sob a marca Marlboro. Portugal é o quarto mercado a receber este novo produto da Philip Morris International. O HeatSticks não vão estar à venda nas tabacarias, tendo um sistema de venda e distribuição próprio. Está prevista para janeiro a abertura do iQOS Club, no Chiado. A venda está circunscrita à Grande Lisboa. A empresa não adiantou datas para uma expansão nacional.

Os HeatSticks chegam a Portugal um ano depois do lançamento no Japão, seguido de Itália e Suíça. O tabaco aquecido, a nova aposta da Phillip Morris, a dona da Tabaqueira, não ´é um cigarro de combustão nem um cigarro eletrónico (vulgo a vapor), apesar de só poder ser usado através de um dispositivo eletrónico: o iQOS. Este aquece o HeatStick, que liberta um aerossol, mas sem queimar. Ou seja, não produz cinza nem fumo e o cheiro libertado dissipa-se rapidamente. Mas o que é aquecido é, efetivamente, tabaco criado para o efeito - com diversos blends - e não de uma solução líquida com nicotina, como nos cigarros eletrónicos.

A Tabaqueira posiciona os Heat-Sticks como uma alternativa ao consumo do tabaco de combustão para fumadores adultos, mas com menos riscos associados, pois não há fumo, responsável por grande parte dos efeitos nocivos do tabaco. A dimensão dessa redução está ainda a ser estudada. A nova categoria de tabaco está prevista na nova legislação que entra em vigor em janeiro, mas esta é omissa sobre se pode ou não fumar em lugares públicos.

Os HeatSticks vão ser comercializados sob a marca Marlboro, que é a mais vendida em todo o mundo, havendo neste momento no mercado três opções: mais intenso, menos intenso e mentol. Cada maço, com 20 unidades, custa 4,70 euros. Para a venda deste novo produto, a Tabaqueira está a criar um novo sistema de distribuição. Ou seja, não o vai encontrar nas tabacarias nem nas máquinas de tabaco.

Neste momento, os dispositivos iOQS só podem ser comprados online através do sistema de referenciação iQOnnet. Ou seja, um dos 900 participantes do teste-piloto criado pela Tabaqueira terá de o convidar e fazer o registo no site (www.iQOS.pt) para obter um código que lhe dá acesso à área de compras. No site pode optar por comprar um kit - composto pelo dispositivo, um carregador de bolso, um adaptador de tomada e cabo USB, bem como um estojo de limpeza -, que tem um custo de 70 euros, ou os equipamentos de forma separadamente, mas neste caso, por exemplo, só o dispositivo custa 40 euros.

Para comprar os maços de Heat-Sticks tem de fazer uma encomenda online ou por telefone. A entrega será feita pelo parceiro de logística da Tabaqueira após confirmação da maioridade do cliente. A encomenda exige o mínimo de dez maços. A venda está circunscrita à Grande Lisboa. Em janeiro, a Tabaqueira quer abrir uma loja na zona do Chiado. Com dois pisos, o espaço na Rua da Misericórdia irá permitir não só a compra dos equipamentos e dos acessórios (como capas protetoras para os carregadores de bolso) como também dos maços de HeatSticks.

A Tabaqueira não avança datas para uma expansão nacional da venda deste produto nem metas de quota de mercado. Mas esta é um produto em que a Phillip Morris, que fechou 2014 com 15,6% no mercado mundial de cigarros fora dos EUA, tem apostado. Desde 2008 investiu dois mil milhões de euros no desenvolvimento do que chama produtos de risco reduzido, nos quais se insere o tabaco aquecido. E dentro de 5 a 10 anos, quer transformar 10% a 15% do seu portefólio em produtos de risco reduzido.

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