Há campanhas a que não consegue ficar indiferente. As campanhas escolhidas por Teresa Verde Pinho e Mariana Reis estão nessa categoria..A dupla de criativas no mundo, que desde maio se mudou da Fuel em Lisboa para a Ogilvy em Paris para trabalhar a Dove, escolheram 5 campanhas que chamam a atenção para temas que deviam estar na ordem do dia..As escolhas de Teresa & Mariana."Existem filmes que ganham pela fotografia, por uma escolha de música arrepiante ou um copy de verter a lágrima. Mas o que é verdadeiramente difícil é fazer diferente. Estes são os que não nos foram indiferentes..Campanha: Manboobs .Anunciante: MACMA.Agência: David, Buenos Aires.Fazer uma campanha que aborda a prevenção contra o cancro da mama é difícil, com um tom humorístico é difícil e arriscado, juntar à festa uma chamada de atenção à censura desmedida de seios femininos nus nas redes sociais, é difícil, arriscado e inteligente. No meio disto tudo, ainda conseguir deixar um lembrete que o cancro da mama também atinge os homens, é genial..https://www.youtube.com/watch?v=fz4c9zrVZZk.Campanha: Evan.Anunciante: Sandy Hook Promise.Agência: BBDO Nova Iorque.Nós publicitários passamos os dias a pensar no “twist”, a surpresa, como deixar o queixo (dos outros) caído. Aqui acontece isso e muito mais. Porque a realidade está à frente dos nossos olhos, mas não a vemos. É um filme que consegue alertar para os sinais que devemos procurar mesmo deixando que eles nos passem ao lado. Isto sim é um “twist” esmagador..https://www.youtube.com/watch?v=A8syQeFtBKc.Campanha: The Swedish Number.Anunciante: Associação de Turismo da Suécia.Agência: Ingo Stockholm.Acreditamos que há muitas ideias que ficam pelo caminho dado ao medo que existe de não conseguir controlar todos os fatores envolventes. A Ingo decidiu pensar ao contrário e oferecer um ponto de visto sem qualquer tipo de filtro e completamente “desprotegido” da Suécia. Visto que os suecos que decidiram aceitar chamadas do mundo não tinham qualquer training, guião ou palavras proibidas. Esta campanha veio provar que a transparência traz muito mais vantagens do que desvantagens..https://www.youtube.com/watch?v=mtb3f_NAmK0.Campanha: Frank Underwood 2016.Anunciante: Netflix.Agência: BBH Nova Iorque.Quando a ficção encontra a realidade não se pode desperdiçar o momento. Simples e eficaz, mas que nos deixa com uma pequena inveja. É verdade, foi um “hijack” à corrida presidencial americana, mas da forma mais brilhante e relevante. Tornar uma personagem numa realidade nem que seja por um breve período de tempo não há quem não votaria este para um dos melhores do ano..https://www.youtube.com/watch?v=EvGL42rywPM.Campanha: Poverty Line Prices.Anunciante: Tipping Point Community.Agência: Goodby Silvestein & Partners.Numa altura em que os stunts e surpresas de câmaras ocultas já cansam e diria até que saíram de moda, a Poverty Line Prices esmaga com o efeito murro no estômago. A campanha traz uma forma brilhante de fazer sentir na pele a pobreza, a todos os que não vivem nela. Não satisfeitos conseguem ainda criar uma ideia universal, que chega a todos. Não importa se temos um salário miserável e vivemos em Nova Iorque, ou uma conta milionária em Portugal, todos precisamos de leite, ovos e pão..https://www.youtube.com/watch?v=0scsgf2XhVQ