Odense não é uma cidade muito grande, mas ainda assim é a maior da ilha Fynda, na Dinamarca. Aqui viveu o escritor Hans Christian Andersen (falecido em 1875), autor de histórias infantis que ainda hoje encantam as crianças, como A Pequena Sereia ou O Patinho Feio, ou com as adaptações mais recentes a filmes da Disney, como Frozen. Não é por acaso que chamam a esta, a “cidade dos contos de fadas”..Foi em Odense que quatro portugueses e dois dinamarqueses se juntaram para criar a startup de viagens Tryp.com..O cofundador e CEO André Sousa explica que esta plataforma usa uma base de dados com 70 milhões de voos, comboios, autocarros e hotéis, para monitorizar os preços dos bilhetes e alojamentos de todos eles. Depois, através de inteligência artificial, combinam estes dados para dar todas as sugestões de viagens possíveis, ao melhor preço, personalizadas para os seus atuais dois milhões e meio de utilizadores na Dinamarca, Reino Unido, Portugal e Inglaterra..“Os consumidores estão cada vez mais abertos a novas sugestões, novas ideias, cada vez mais flexíveis e procuram, acima de tudo, a vida simplificada”, começa por contar ao Dinheiro Vivo André.”É isto que damos aos consumidores. Não têm de pesquisar, não têm de pensar onde é que gostariam de ir. A plataforma conhece o utilizador e é capaz de criar viagens em tempo real que lhe vão interessar.”.A Tryp.com oferece uma experiência personalizada. “Usamos modelos de deep learning, que olham para os padrões de consumidores que estiveram na tryp.com e tentam usar estes padrões para prever o que é que vai interessar a cada um deles”, conclui..Fundada em junho de 2021, a Tryp.com resulta da vontade de arriscar destes seis jovens. André estava na Dinamarca a trabalhar numa startup de robótica. Outro deles, dinamarquês, trabalhava num unicórnio local – uma empresa avaliada em mais de mil milhões de euros. Outro dos portugueses estudava no Instituto Superior Técnico, tal como os outros eram estudantes. Todos decidiram deixar o que estavam a fazer: alguns interromperam os estudos, enquanto outros abandonaram os empregos..Sem dinheiro nas contas – não tinham absolutamente nada na altura –, decidiram avançar com o projeto. Participaram num evento na Dinamarca, semelhante à Web Summit, onde conheceram os primeiros investidores. Foi assim que o sonho começou a ganhar forma. “Já tínhamos um motor [de busca] de sugestões, promissor em termos de qualidade, e foi isso que mostrámos aos investidores”, recorda André. “Foi para isto que eles olharam, mas não só para a tecnologia, como também para a equipa e a coragem de deixar o que tínhamos para começar uma empresa.”.A ideia desta plataforma já estava clara na cabeça de André, um apaixonado por xadrez. “Eu reconhecia na altura, antes de haver toda esta hype em volta da Inteligência Artificial generativa, que máquinas conseguem bater-nos e não temos hipóteses nenhumas de fazer combinações, que são muito bem feitas por robôs em xadrez. Portanto, eu tinha esta realidade bem presente na minha cabeça”, explica o CEO da Type.com, descrevendo o surgimento da ideia. Depois houve a conjugação de outro fator. André teve a oportunidade de estudar na China e, na altura, fez uma viagem pela Ásia com a sua namorada – e atual mulher –, saltando de país em país. “Pensei: o que estamos a fazer à mão [no planeamento da viagem], que nos está a demorar imenso tempo a encontrar combinações, como consumidores não queremos muito saber se vamos para uma cidade na Tailândia, uma cidade no Vietname ou para a China, nós queremos criar aqui, através das nossas combinações, uma viagem que seja ao menor preço possível.” A partir da ideia, foi pegar no telefone e juntar esta equipa fundadora da plataforma..Em novembro de 2021, concluíram a primeira ronda de financiamento e, três meses depois, estavam prontos para lançar a plataforma e iniciar a estratégia de marketing. Curiosamente, começaram por Portugal e só depois olharam para o mercado dinamarquês..Atualmente, a plataforma conta com mais de 300 mil pacotes de viagens criados, mais de 6000 localizações em todo o mundo e cerca de 70 mil visitantes mensais oriundos de mais de 100 países. Em Portugal encontra-se também parte da equipa técnica e de marketing da Tryp.com..“Temos vindo a crescer mensalmente mais de 11% e mantivemos este ritmo ao longo dos últimos dois anos”, frisa André. “O que vai acontecer em 2025 é que vamos anunciar, muito em breve, uma ronda bastante significativa – de mais de dois milhões de euros – com investidores portugueses. O objetivo será multiplicar por 50 o que estamos a fazer em investimento em marketing, com um foco particular no Reino Unido e na Alemanha, que já são mercados muito favoráveis para nós.”