
A análise de audiências de TV da agência de meios UM, que integra o grupo Mediabrands, revela que em abril, o consumo televisivo em Portugal regista uma diminuição de -5% face a março de 2024. Entre os canais FTA [em sinal aberto], apesar da diminuição, a TVI, com um share de 15.4% (+0.5p.p. vs. março 2024), reforça a liderança. Depois de em março terem registado o share mais elevado desde que há registo, em abril os “Outros” verificaram uma diminuição de -0.5p.p. vs. março. Em sentido contrário encontra-se a tipologia do Pay TV, que com um crescimento de +0.5p.p. atinge o valor mais elevado do ano.
Quanto ao ranking de canais, a TVI com um share de 15.4% (+0.5p.p. vs. março 2024), manteve a primeira posição, seguida da SIC, com um share de 14.3% (-0.4p.p. vs. março 2024). Apesar de ter transmitido o programa mais visto do mês, a segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal entre o Benfica e o Sporting, a RTP1 surge na 3ª posição, com um share de 10.3% (-0.2p.p. vs. março 2024).
No mês de abril, o Pay TV registou um crescimento de +0.5p.p. vs. março de 2024, com o TVI Reality (+0.4p.p. vs. março) e a SIC Mulher (+0.2p.p. vs. março) a serem os canais que registaram o maior aumento. Com o aproximar do fim do campeonato nacional de futebol, as últimas jornadas despertam um maior interesse junto dos portugueses. O mês de abril fica marcado por dois decisivos jogos na luta pelo título de campeão nacional (Sporting x Benfica) e (Porto x Sporting), que provocaram um crescimento dos canais Sport TV+ (+0.2p.p.) e Sport TV1 (+0.1p.p.) face ao último mê
Em abril, o top 3 de programas mais vistos voltou a ser novamente composto por jogos de futebol. A 2ª mão da meia-final da Taça de Portugal Placard entre o Benfica e o Sporting, transmitido pela RTP1, foi o programa mais visto do mês. O jogo alcançou uma audiência média de 2 milhões e 229 mil telespetadores, o que representou um share de 42.1%. Os jogos dos quartos de final da Liga Europa entre o Benfica e o Marselha, transmitidos pela SIC, ficaram na segunda posição. Os dois jogos contaram com uma audiência média de 1 milhão e 872 mil telespetadores e um share de 37.6%. A completar o pódio surgem os jogos da Liga dos Campeões, transmitidos pela TVI. O Manchester City x Real Madrid e o PSG x Barcelona registaram uma audiência média de 1 milhão e 165 mil telespetadores, o que representou um share de 24.3%. Se retirarmos os jogos de futebol, podemos verificar que o Big Brother ocupa as quatro primeiras posições, com o programa “Big Brother – Os Grupos” a ser o programa mais visto com uma audiência média de 1 milhão de telespetadores e um share de 25.7%.
No que toca às audiências por período horário, no mês de abril a SIC manteve a liderança durante o período do almoço e no primeiro prime-time com um share de 21.1% e 17.1%. A TVI manteve a liderança no segundo prime-time (22h30-24h00) e no late night (00h-02h30), com um share de 17.2% e 16.6%, respetivamente.
Em abril, a TVI consegue “roubar” a liderança à RTP1 no período da manhã (13.5% vs. 13.2% da RTP1) e no pré-prime (15.2% vs. 13.8% da RTP1). Consegue também ultrapassar a SIC no período da tarde (13.9% vs. 13.0% da SIC).