Foi criado o primeiro Mapa das Frutas de Portugal. Estão representadas as 17 frutas portuguesas com Denominação de Origem Protegida (DOP) e Indicação Geográfica Protegida (IGP), que representam 15% da produção nacional de frutas frescas.
A ideia que esteve na base deste trabalho foi a valorização destes produtos de cariz nacional, além de contribuir para aumentar o consumo de frutas.
O Mapa das Frutas foi elaborado pelo Centro de Frutologia Compal e pelo Centro de Informação Geoespacial do Exército (CIGeoE), contando ainda com o apoio institucional da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR).
De acordo com José Jordão, Presidente do Centro de Frutologia Compal, “com o Mapa das Frutas de Portugal, acreditamos que vamos contribuir para a educação sobre a origem e as características das frutas do nosso país e, ao mesmo tempo, sensibilizar as crianças e famílias para a importância do consumo deste alimento essencial.”
No Mapa das Frutas estão também representados os principais elementos biofísicos que contribuem para a qualidade e características das nossas frutas, como o relevo, temperatura, insolação, precipitação e tipo de solos. Os responsáveis garantem que "à semelhança de exemplos como o Mapa dos Rios ou o Mapa das Serras de Portugal, o Mapa das Frutas de Portugal DOP e IGP foi construído com todo o rigor científico e, em simultâneo, orientado para uma utilização pedagógica, quer seja em espaço de sala de aula, quer seja ao ar livre".
O projeto iniciou-se em abril de 2016 e está agora concluído. O mapa vai ser disponibilizado às escolas do 1.º ciclo do Ensino Básico «para que as crianças conheçam as principais regiões portuguesas produtoras de fruta e sejam sensibilizadas para a importância do consumo de fruta na sua alimentação", pormenorizam os mentores desta iniciativa.
A ambição do Centro de Frutologia Compal é fazer chegar o mapa a todas as escolas do país. "A informação será também disseminada através das plataformas digitais, potenciando o ambiente que é hoje o mais natural para a divulgação de informação e aprendizagem para as novas gerações".
DOP e IGP são dois selos de qualidade concedidos pela União Europeia. Portugal tem atualmente 17 frutas frescas com esta certificação de qualidade (num total de 136 produtos). Pêra Rocha do Oeste, Maçã Riscadinha de Palmela, Maçã Bravo de Esmolfe, Maracujá dos Açores/São Miguel são alguns frutos DOP que pode agora melhor associados à sua região através do mapa.