O Freeport Fashion Outlet vai investir mais de 20 milhões de euros na reformulação e remodelação total do centro, obras que começam já este mês e deverão ficar concluídas em maio de 2017, mas que não obrigam a fechar o espaço ou sequer alterar o seu normal funcionamento.."Este é um novo capítulo na história do Freeport. É mesmo uma nova história. Todo o centro vai sofrer alterações. Ou seja, vamos ficar na mesma localização, mas quase tudo vai mudar. É um novo Freeport", disse o diretor-geral do outlet de Alcochete, Nuno Oliveira, numa apresentação esta manhã..De facto, além de criar uma nova praça de restauração e espaços para mais lojas, passando das atuais 95 para 130, vão ainda alterar todo o mobiliário de rua, os espaços verdes, as fachadas das lojas, a sinalética e até as casas de banho. (veja o vídeo em cima).Além disso, no final de todas estas obras haverá mais 150 postos de trabalho. ."A média de tempo de visita no Freeport são 90 minutos, enquanto que noutros espaços semelhantes na Europa são três a quatro horas e, portanto, o objetivo desta remodelação é aumentar esse tempo médio de visita para potenciar o gasto de dinheiro em compras", explicou Nuno Oliveira. Que acrescenta: "Esperamos que, com este projeto, o volume de negócios aumente 20% no total". .O ano passado, o número de visitantes do Freeport cresceu 3,8% e volume de vendas cresceu 6,2% face ao ano anterior, "atingindo um novo recorde de vendas", adiantou o responsável do centro, sem no entanto poder revelar os valores exatos..Em causa esteve o aumento do valor médio de compra que subiu devido a uma maior afluência por parte dos compradores estrangeiros e turistas, que neste momento já representam 20% do volume de negócios do Freeport. "Em média, o gasto do turista internacional é cinco a seis vezes mais que os nacional", reparou Nuno Oliveira..É, por isso que a administração do centro - que desde novembro de 2014 é detido por um consórcio internacional britânico e holandês chamado Via Outlets - pretende também que o espaço tenha um novo desenho "mais ligado à cidade de Lisboa e ao turismo", acrescentou..Nesse sentido, o novo design do outlet será inspirado em hotéis lisboetas e terá muitos elementos icónicos da capital portuguesa, como azulejos nas fachadas das lojas, os candeeiros, os canteiros, os bancos de jardim, a calçada portuguesa e até um elétrico 28 que será um café.."Já somos entendidos como ponto turístico, mas não somos um destino turístico. Isso parece redutor. Mas com esta remodelação vamos ser um espaço de retalho ainda mais virado para o turismo. Porque o potencial é brutal", contou Nuno Oliveira..O que vai mudar?.A maior alteração será na zona Norte onde estão agora as lojas das marcas mais caras, como a Hugo Boss, que foi remodelada recentemente, ou a Coach que abriu no primeiro trimestre do ano, ou onde estava o outlet do Continente, que deixou de ter um espaço no Freeport. .Esta zona já está fechada e será aqui que vão construir mais 25 lojas novas que serão ocupadas, maioritariamente, por marcas de moda e vestuário, mas que Nuno Oliveira diz ainda ser cedo para revelar nomes em detalhe..Será também aqui que surgirá a praça de gastronomia com 10 restaurantes maioritariamente de cozinha portuguesa, precisamente por causa dos turistas, e porque era necessário reforçar a oferta neste sentido.."A restauração não representava, até à data, mais de 5% a 10% do volume de negócios", disse o responsável do outlet..Nesta zona serão ainda demolidas algumas lojas, que mudarão de local, para assim se abrir caminho e tornar o espaço mais aberto e mais agradável, conta Nuno Oliveira..Outra grande mudança será logo na entrada do outlet, naquela que fica junto ao parque de estacionamento ao ar livre e onde está agora uma loja redonda em destaque e um pequeno edifício em forma de pirâmide que serve de apoio ao cliente..Esse edifício em forma de pirâmide desaparece, bem como a loja redonda onde antes estava a marca espanhola Desigual que está agora instalada noutro local do centro, numa loja normal. Em substituição surge uma espécie de portão ou pórtico com duas pequenas torres e um sinal que indica logo que se está no Freeport e logo a seguir um café com esplanada..Por fim, na praça que está em frente ao Centro de Congressos haverá uma espécie de parque infantil moderno e na praça mais pequena que fica junto à rua que tem a Converse ou a Benetton e onde está, por exemplo, a loja das Havaianas, vai ser colocado um elétrico 28 que será um café típico de Lisboa..Estas alterações, e outras mais de detalhe que podem ser vistas no vídeo em cima, já estão aprovadas pela autarquia e vão demorar um ano a fazer, daí que a expectativa seja ter tudo pronto em maio de 2017..Contudo, já houve algumas alterações o ano passado, com lojas que mudaram de localização e que fizeram remodelações e com novas aberturas, algumas delas já este ano, como a Coach ou a El Ganso.