Uma capsúla orgânica que transforma mortos... em árvores

A criação de um cemitério ecológico foi desenvolvida por investigadores italianos que desenvolveram o projeto 'Capsula Mundi'. Em vez de lápides a ideia é plantar árvores.
Publicado a

'Capsula Mundié o nome dado ao projeto desenvolvido por investigadores italianos que pretendem transformar corpos em decomposição em árvores.

O 'caixão ecológico' tem uma forma oval e é constituído por materiais biodegradáveis. A ideia é colocar o cadáver em posição fetal dentro da cápsula'. Depois de enterrado, é colocada uma planta nesse local. Esta deve ser escolhida pela pessoa antes de falecer ou pelos seus familiares. O papel da família consiste em cuidar da planta, regando-o com frequência.

Os investigadores na página do projeto fazem uma comparação entre caixões e as 'capsulas mundi'. Para estes, a compra de um caixão resulta no abate de uma árvore antiga que demora entre 30 e 40 anos a crescer. Ao contrário do que se faz com a construção de 'caixões' - destruir árvores - a ideia deste projeto pretende a plantação de árvores e plantas.

No site pode ler-se "o nosso objetivo é criar parques de memória, mas rapidamente percebemos que a lei italiana não o permite. Dessa forma criámos a 'Associação Cápsula Mundi' para consciencializar as pessoas e podermos mudar a legislação'.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt