"Como desenvolver e comunicar novos ofertas para o mercado energético?" Este foi o desafio lançado na 7.ª edição do University Challenge da EDP, ganha por uma equipa da Nova School of Business anda Economics, da Universidade Nova de Lisboa.A proposta vencedora assenta em ferramentas de marketing, como o agrupamento de clientes e recurso a aplicações tecnológicas para telemóvel.Ao Dinheiro Vivo, Paulo Campos Costa, diretor de marca e comunicação da EDP diz que a "equipa vencedora fez um trabalho equilibrado em termos de análise da situação de mercado, tendências de consumidor, aliando de forma hábil essa contextualização a propostas de acção concretas para a EDP."O mesmo responsável acrescenta que o grupo apresentou "ideias detalhadas e bem justificadas para responder a oportunidades que encontraram na fase de diagnóstico." E revelarem "muita maturidade e empenho no esforço de conhecimento do sector energético."Ver mais: Mercado livre de gás natural triplicou.em sete meses.Além dos vencedores, Tomás Albuquerque, João Dutschke e Marta Gil premiados com 10 mil euros e possibilidade de estágio na EDP, houve uma menção honrosa entregue a um grupo da Universidade Católica, Universidade Lusíada e Universidade Nova.A EDP recebeu 38 trabalhos de 32 Universidades e estiveram envolvidos 280 alunos e 37 professores. Assumindo que o tema proposto não é fácil, Paulo Campos Costa diz que o grupo vencedor conseguiu abordar com seucesso a fidelização de clientes e novos produtos.Relativamente a tendências, o mesmo responsável identifica quatro: novas aplicações para mobile ou adições de funcionalidades a aplicações já existentes; fidelização de clientes através de descontos de quantidade obtidos através de aglomeração de consumidores dentro de uma determinada zona geográfica ou bairro; e soluções de apoio a clientes no controlo dos custos energéticos e dos desperdício de energia.Por fim, "com inspiração na área das telecomunicações, sugiram algumas ideias pacotes de energia pré-paga por segmentação de clientes", destaca o responsável de marca da EDP.Quanto à possibilidade da proposta vencedora ser adotada pela EDP, Paulo Campos Costa diz que vai "iniciar um processo de análise mais profunda, em termos de exequibilidade e racional económico, para verificar como é que as iniciativas propostas pelo conjunto dos projectos podem ser aproveitadas pela EDP."